Um dos lugares mais bonitos de Jacareí, o Viveiro Municipal Seo Moura volta a ser aberto neste domingo (26) para a edição de junho do ‘Viver o Viveiro”, marcando de forma definitiva o compromisso com a cidade de ter o espaço aberto para visitação todo último domingo do mês.
Com programação em vários horários e opções como trilhas ecológicas, doação de mudas e oficinas educativas, quem for ao viveiro encontrará natureza e diversão em equilíbrio. Todas as atividades são gratuitas e acontecem entre 9h e 17h.
“Tem muita coisa bacana, em um lugar tão bonito e próximo da região central, facilitando o acesso da população e oferecendo este respiro numa zona urbana. Não tem jeito: quem vem ao viveiro sente o encantamento e volta mais vezes”, comenta Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.
Confira programação da edição de junho do “Viver o Viveiro”:
- 9h – Trilha ecológica
- 9h às 16h30 – Jogos e Vivências Ambientais/Brincadeiras tradicionais
- 10h – Oficina de bonecos de gravetos
- 11h – Trilha ecológica
- 11h45 às 12h30 – Doação de mudas | Plantas medicinais
- 14h – Trilha ecológica
- 14h30 – Contação de histórias com Claudiane Oliveira
- 15h – Trilha ecológica
- 15h30 – Oficina infantil de tintas naturais com Laura Scavone
- 16h15 às 16h45 – Doação de mudas | Plantas medicinais
- 17h – Encerramento
Dicas & Cuidados
A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí indica alguns cuidados necessários durante o evento. Para fazer as trilhas é necessário usar repelente, tênis, calça comprida e boné. As inscrições podem ser feitas no início de cada atividade. Não é permitido o uso de churrasqueiras, som alto e o consumo de bebidas alcoólicas em nenhum espaço. Os alimentos a serem consumidos devem ser trazidos prontos e com mínimo de resíduos. Não é permitida a entrada de animais de qualquer porte.
Nascentes, trilhas e muito mais
O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí “Seo Moura” (localizado na Estrada Teófilo Teodoro Resende, 39 – Campo Grande), tem 600 mil metros quadrados de área verde e foi idealizado e criado pelo ambientalista Francisco de Moura, “Seo Moura”, falecido em 8 de junho de 2007.
O espaço tem árvores nativas e exóticas, incluindo algumas pertencentes à Mata Atlântica. Abriga diversos animais, como lagartos, tatus, esquilos, cobras, tucanos, jacus, papagaios, aranhas, borboletas, louva-deus, dentre outros. Para além da fauna e da flora riquíssimas, compõe o espaço, um casarão centenário que foi uma fazenda de café, anfiteatro, bambuzais, composteira, jardim de plantas medicinais, estufa para produção de mudas medicinais que são doadas aos munícipes, estufa para produção de árvores que auxiliam na arborização e recuperação das áreas verdes da cidade, cinco nascentes perenes que auxiliam no abastecimento do Rio Paraíba do Sul e algumas trilhas ecológicas, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer mais sobre a fauna e a flora local, além de ampliar e potencializar as sensações e percepções referentes à biodiversidade do lugar.
Legenda: Viveiro Municipal ‘Seo Moura’ recebe edição de junho do ‘Viver o Viveiro’ neste domingo (26)