As feiras de artesanato, que contam com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy ‘José Maria de Abreu’, têm se tornado uma ótima opção de lazer e de compras para os jacareienses.
No último sábado (12), a feira foi realizada no bairro Villa Branca, com a participação de 67 expositores. Nas barracas espalhadas na área de lazer da Avenida das Letras tinha um pouco de tudo: doces caseiros, tapioca, tortas, brigadeiros, sabonetes, tapetes, crochê, tricô, fuxico, bonecas de pano, biscuit, entre outros.
A Feira de Artesanato do Villa Branca é organizada pela Associação Amigos de Bairro do local.
A artesã Lucinea Priori, 64 anos, trabalha com artesanato há quase 30 anos e expõe na feira há sete meses. Para ela é importante a exposição para ‘divulgar o artesanato’. “O Villa Branca é um bairro muito gostoso de trabalhar”, completa.
O evento surgiu com um grupo pequeno de artesãos que decidiu montar um espaço para divulgar seus trabalhos. A feira deu tão certo que hoje existe uma fila de espera de 30 artesãos. ”O ponto forte da feira é o lazer. Os munícipes podem se apropriar da área pública para ter um pouco de cultura e diversão”, afirma o presidente da Associação Amigos de Bairro do Villa Branca, Adilson dos Santos Gusmão.
Além da venda, as feiras de artesanato têm o objetivo de dar visibilidade aos artesãos de Jacareí. No caso da feira do Villa Branca, o artesão deve entrar em contato com a Associação Amigos de Bairro para fazer parte do evento.
PRÓXIMAS DATAS – As feiras de artesanato acontecem quintas e sextas-feiras, das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h, no Pátio dos Trilhos, região central. No próximo sábado (19), terá no bairro Terras de São João, às 10h; no domingo (20), às 8h, no Villa Branca e no dia 26, às 13h, no Parque Califórnia.
(Diretoria de Jornalismo/Fundação Cultural PMJ- Foto: Luiz Cepinho/FCJ)