‘VI Caminhada em Favor de Luta Antimanicomial” sensibiliza população de Jacareí, na quarta (29)

Com presença maciça de público, foi realizada a ‘VI Caminhada em Favor da Luta Antimanicomial’, na manhã de quarta-feira (29), em Jacareí. O evento foi organizado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, que promove a conscientização e discussão sobre a extinção de manicômios como um meio de tratamento psiquiátrico no Brasil.

Os participantes caminharam do Parque dos Eucaliptos até o Pátio dos Trilhos (Sala Mário Lago), onde aconteceram apresentações artísticas e exposição, realizadas por pacientes das oficinas terapêuticas dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

“A importância desta ação é sensibilizar a população no sentido de acolher as pessoas na questão da saúde mental, e divulgar os equipamentos de saúde que a Prefeitura tem para oferecer. A luta antimanicomial e os cuidados com a saúde mental, atualmente, faz parte de nossas vidas. Temos que apoiar sempre esta causa e estar de olhos abertos para esta situação”, disse Aguida Fernandes, secretária de Saúde de Jacareí.

CAPS

A política do CAPS é fruto de um longo processo de luta social que culminou com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a universalidade, equidade e integralidade.

O modelo incentiva o convívio com a família e com a comunidade, substituindo progressivamente os manicômios, que são norteados por outros princípios.

Legenda: ‘VI Caminhada em Favor de Luta Antimanicomial” sensibiliza população de Jacareí, na quarta