O calor é o clima ideal para o mosquito Aedes Aegypti se reproduzir. Ele é o transmissor do vírus de graves doenças como dengue, chikungunya e zika. A última é considerada uma das doenças mais preocupantes, pelo risco de causar o nascimento de crianças com microcefalia, quando a gestante é picada pelo mosquito infectado pelo vírus.
Como medida de proteção, as unidades básicas de Jacareí estão distribuindo gratuitamente, para gestantes que realizam o pré-natal no SUS, repelente que oferece proteção por 10 horas contra a picada do mosquito.
“A princípio, o repelente era distribuído apenas para gestantes cadastradas no programa Bolsa Família, porém a quantidade recebida pelo município é suficiente para ser ofertada a todas as gestantes SUS de Jacareí, o que nos deixa mais seguros quanto às vulnerabilidades de saúde existentes”, afirma Marilis Cury, diretora de Atenção Básica.
Atualmente, Jacareí conta com 213 gestantes com cadastro no Bolsa Família e mil gestantes que realizam pré-natal pelo SUS.
Para retirar o repelente, as gestantes precisam procurar qualquer unidade básica de saúde com um documento de identidade com foto e o cartão SUS.
(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)