A Escola de Gestão Pública esteve “in loco” na Secretaria de Infraestrutura na última terça-feira (20), para um treinamento de 5″S” para os servidores da Diretoria de Logística. É a primeira vez que a prefeitura realiza este tipo de ação no local dos funcionários daquela secretaria.
“O intuito com estes treinamentos ‘in loco’ é estar mais próximos daqueles servidores que tem dificuldade de participarem dos treinamentos realizados na Escola de Gestão Pública”, disse a diretora Cíntia Cecília Ramos. Foram capacitados 34 funcionários nesta primeira aula. “Acreditamos que é uma forma de valorizar e estar mais próximos dos servidores”, destacou.
A palestrante foi a servidora de carreira Greice de Fátima Teixeira Campos. O programa 5 “S” tem por objetivo promover mudanças nas atitudes e hábitos, visando a melhoria contínua nos processos e no ambiente como um todo, de forma a reduzir os desperdícios e a aumentar a motivação dos funcionários.
O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.