A Prefeitura de Jacareí deu início, nesta semana, aos serviços de lançamento das vigas da estrutura da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul (entre as Avenidas Malek Assad e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco). Elas darão suporte para o pavimento.
Essas vigas fazem parte da estrutura intermediária da obra de arte especial (termo técnico utilizado para pontes e viadutos), e ficarão posicionadas sobre a fundação no rio, que foi concluída no último mês. Mesmo com as chuvas intensas, continuam acelerados os trabalhos.
Esta etapa de içamento tem conclusão prevista para o final do mês de fevereiro, para dar sequência na estrutura da base do calçamento. Paralelamente, as atividades de movimentação de terra, que antecedem a instalação de todo o sistema de drenagem, seguem de acordo com o cronograma previsto.
O eixo que fará a interligação viária entre a Avenida Malek Assad e as margens do Rio Paraíba, até o local de construção da terceira ponte, fica localizado em uma área de 12.950 metros quadrados, que foi doada pelo Governo do Estado, em 1990.
A Prefeitura de Jacareí deu início aos trabalhos em junho do ano passado, depois de décadas de espera. “Além de reduzir o tempo de deslocamento de usuários de transporte coletivo e de motoristas entre a Região Leste, a mais populosa, e Oeste, onde se encontra a maior parte do parque industrial da cidade, o novo eixo viário reduzirá, significativamente, os congestionamentos na região central da cidade, principalmente em horários de pico”, destaca o secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio.
CAF – A terceira ponte está saindo do papel com recursos do contrato de financiamento externo, firmado entre a Prefeitura de Jacareí e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O trecho da ponte tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2021, mas a entrega final de todo o sistema viário na região está prevista para o primeiro semestre de 2022.
Legenda: Vigas sendo instaladas na terceira ponte sobre o Rio Paraíba