Atuando desde o segundo semestre de 2021 nas ruas de Jacareí, as varredeiras elétricas chamam a atenção pela alta capacidade de limpeza, mesmo sendo silenciosas e eficientes. Sem necessidade de combustível fóssil, e com capacidade de trabalho de sete horas ininterruptas, os equipamentos foram muito bem aceitos pelos munícipes e percorrem, em média, mil quilômetros de ruas e avenidas por mês.
“É tecnologia, respeito ao meio ambiente e estratégia. Várias ações acontecem no período noturno, respeitando o descanso do trabalhador. Quando a cidade amanhece, já está ainda mais vistosa, como o jacareiense merece”, explica Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí (SMAZU).
No momento, são dois equipamentos em circulação pela cidade. Acompanhe, a seguir, as principais vias que contam com o trabalho das varredeiras elétricas:
- Adhemar Pereira de Barros
- das Letras
- Engenheiro Davi Monteiro Lino
- Faria Lima
- G.C. Josué Santana
- Getúlio Dorneles Vargas
- Humberto de Alencar Castelo Branco
- José Jorge Abrahão
- José Theodoro de Siqueira
- Los Angeles
- Lucas Nogueira Garcez
- Malek Assad
- Maria Augusta Fagundes
- Pensilvânia
- Santa Cruz dos Lázaros
- Santa Helena
- São João
- Estrada do Limoeiro
- Praça Charles Gates
Calendário de Serviços
Além das varredeiras elétricas, são muitos os trabalhos prestados pela SMAZU todos os dias, em Jacareí. A Prefeitura Municipal divulga, mensalmente, um calendário de serviços contendo estas ações, aproximando o Poder Público e a população.
Os locais da operação Cata-Treco, varrição de ruas e capina, e os pontos de coleta de resíduos e endereços dos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) constam, todos, no cronograma, que tem informações de dias, horários e endereços de atendimento.
Legenda: Varredeiras elétricas percorrem, mensalmente, em média, mil quilômetros pelas ruas de Jacareí