Saldo mostra que a cidade mais contratou do que demitiu, de janeiro a junho deste ano
O balanço divulgado na última semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) aponta que Jacareí encerrou o primeiro semestre de 2022 com um saldo de 1.670 vagas de emprego geradas.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o índice aponta um crescimento de 57% comparado ao mesmo período do ano passado, quando o município havia registrado um saldo positivo de 1.059 oportunidades de emprego.
O levantamento mostra, ainda, que o setor de serviços é o que mais se destaca neste ano. Sozinho, o setor gerou 1.558 novas vagas de emprego com carteira assinada, de janeiro a junho de 2022. Em seguida, ficou o setor de comércio, que criou 420 postos de trabalho com carteira assinada, construção, com 61, e o de agropecuária, com 13.
“A Prefeitura de Jacareí, em parceria com outras instituições governamentais, escolas e institutos, vem realizando uma série de cursos e programas, para qualificar ainda mais os moradores que estão em busca de recolocação profissional. Tudo para que essas pessoas consigam retornar ao mercado de trabalho o mais rápido possível, aproveitando o bom período na geração de emprego”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Luís Fernando Massari.
Os dados positivos registrados pelo Caged vão ao encontro dos resultados obtidos pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Jacareí. A unidade fechou o primeiro semestre de 2022 com um saldo positivo nos serviços ofertados à população. No comparativo com o mesmo período do ano anterior, houve aumento em todos os indicadores.
Os dados mostram que nos primeiros seis meses deste ano houve uma alta de 168% nas vagas captadas e oferecidas aos moradores. Foram 489 vagas ofertadas, frente a 182 no mesmo período do ano passado. Os índices também refletiram na alta de pessoas contratadas por meio das vagas anunciadas pelo PAT. Em 2022 foram 263 – 130% a mais do que no primeiro semestre de 2021.
Legenda: Em Jacareí, setor de serviços foi o que mais se destacou na geração de empregos no primeiro semestre de 2022