Programa Melhor em Casa

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Serviços Oferecidos Atendimento domiciliar  com ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, garantindo a continuidade do cuidado.
Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço As solicitações para avaliação de elegibilidade são enviadas pelas Unidades de Saúde (UMSF/UBS) do município, Hospitais credenciados com leito SUS (Santa Casa de Misericórdia de Jacareí e Hospital São Francisco de Assis), Ambulatório de Cuidados Paliativos e Unidade de Pronto Atendimento Dr. Thelmo de Almeida Cruz via formulário do Google Forms.  Entende-se como elegível para prestação de serviço os usuários agudizados, crônico agudizados e em cuidados paliativos avançados com perda de funcionalidade ou lesões restritivas.
Etapas para processamento do serviço Primeiramente é realizado avaliação de elegibilidade para admissão pelo Programa Melhore em Casa. Após avaliação e admissão, é realizado Plano Terapêutico Singular para determinar objetivos e periodicidade de atendimentos, até o momento em que o usuário esteja apto para alta clinica ou administrativa, podendo dar seguimento ao seu acompanhamento pela Unidade de Saúde de abrangência e/ou ambulatório.
Prazo máximo para a prestação do serviço As avaliações de elegibilidade para admissão pelo Programa Melhor em Casa ocorrem em um prazo de até 48h úteis, e os procedimentos realizados em usuários já em atendimento ocorrem conforme a demanda e necessidade de cada um.
Forma de prestação de serviço Os serviços são prestados no domiclio do usuário no formato de consulta domiciliar ou através de teleatendimento quando há possibildiade de uso da ferramenta.
Locais e formas para o usuário se manifestar sobre a prestação do serviço O usuário pode se manifestar através de contato telefônico fixo que fica alocado na base de trabalho (Telefone: 3955-9600 – ramal – 9768) ou através de mensagem via rede social Whatsapp. Também existe a opção de manifestação atráves da Ouvidora da Saúde ou Atendiento ao Cidadão (Atende Bem).
Prioridades de atendimento São priorizados as avalições de elegibilidade, principalmente de pacientes em internação hospitalar, a fim de articulação de desospitalização. Usuários com alta hospitalar recente em uso de dispositivos invasivos ou lesões complexas; em cuidados paliativos avançados ou em processo ativo de morte quando existe a possibillidade do óbito ocorrer em domiclio, e usuários com queixas passíveis de atendimento habil dentro da programação da equipe.
Previsão de tempo de espera para atendimento As visitas domiciliares ocorrem em aproximadamente 1 vez por semana para usuários recém admitidos, podendo ser espassadas a cada 15 dias conforme estabilização do quadro clinico e treinamento dos cuidadores. A avaliação da necessidade de quantidade de visitas semanais é realizada individulamente para cada usuário pela equipe assitencial após elaboração de Plano Terapeutico Singular.
Mecanismos de comunicação com o usuário A comunicação com o usuário se dá presencialmente durante os atedimentos; através de contato telefônico fixo que fica alocado na base de trabalho ou através de mensagem via rede social Whatsapp.
Procedimentos pra receber e responder as manifestações As manifestações são direcionadas as equipes de atendimento assitencial para devida tratativa presencialmente, via contato telefonico ou e-mail, e respondidas através de agedamento de consulta, retorno telefonico, via resposta de mensagem do Whatsapp, ou resposta formal via memorando ou e-mail em caso de solicitações na Ouvidoria ou Atendimento o cidadão.
Mecanismos para o usuário consultar o andamento do serviço O usuário pode consultar a equipe assitencial durante os atendimentos, através de contato telefônico fixo ou de mensagem via rede social Whatsapp. Além do retorno prestado pela Ouvidoria da Saúde em casos de solictações formais.