Centro POP Rua

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Serviços Oferecidos Decreto nº 7.053 de 2009, que dispõe sobre a Política Nacional para População em Situação de Rua, e prevê ações na perspectiva de Garantia de Direitos; Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais – Resolução 109/2009 – CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social. Norteadores dos serviços realizados pelo Centro Pop.
Centro Pop: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais e/ou familiares, tendo em vista a construção de novos projetos e trajetórias de vida, que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua.
Requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço O público-alvo do Centro Pop são munícipes, maiores de 18 anos, que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência.
O serviço funciona de segunda a sexta (exceto feriados) das 8h às 17h e atende por demanda espontânea, não sendo necessário encaminhamento ou agendamento prévio.
Etapas para processamento do serviço O Centro Pop tem como objetivo geral desenvolver trabalho técnico para análise das demandas dos usuários, acompanhamento especializado e trabalho articulado com a rede socioassistencial, bem como com as demais políticas públicas e órgãos de defesa e garantia de direitos, de modo a contribuir para a reinserção social, acesso a direitos e proteção social das pessoas em situação de rua.
Para isso, conta com as seguintes metodologias: acolhida, acompanhamento especializado, elaboração do plano de trabalho e elaboração do PIA (Plano Individual de Atendimento).
Prazo máximo para a prestação do serviço Não há prazo mínimo e máximo, visto que os planos de atendimento são elaborados de acordo com a realidade de cada indivíduo, considerando-se sua história de vida, objetivos, potencialidades e fragilidades.
Forma de prestação de serviço O serviço é realizado para cada usuário e se dá mediante a elaboração do PIA (Plano Individual de Atendimento). A partir do PIA, o técnico de referência indicará as ofertas de serviços tipificados para cada usuário.
Locais e formas para o usuário se manifestar sobre a prestação do serviço Os usuários contam com assembleia realizada mensalmente. Também podem procurar qualquer funcionário do setor para se posicionar, sendo orientado pelos servidores ou encaminhado para atendimento com a supervisão técnica ou de unidade, quando necessário.
Prioridades de atendimento Pessoas que chegam pela primeira vez no serviço ou que retornam após evasão ou desligamento, são atendidas prioritariamente em relação ao usuários que já se encontram em acompanhamento. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada e não têm tempo mínimo ou máximo estipulado.
Previsão de tempo de espera para atendimento O tempo é variável, visto que o atendimento de cada pessoa depende da complexidade da demanda trazida.
Mecanismos de comunicação com o usuário São realizados atendimentos individuais e em grupo.
Utilizamos cartazes e recados transmitidos pelas equipes do Centro Pop, Abordagem Social e Casa de Passagem.
Em sua maioria, nosso público não possui telefone celular, porém quando possuem, também fazemos contato telefônico.
Procedimentos pra receber e responder as manifestações Em sua maioria, nossos usuários possuem baixa escolaridade e importante dificuldade na leitura e escrita. Assim, geralmente solicitam atendimento para manifestação verbal. A solicitação é apontada em prontuário e o andamento é informado mediante atendimento. As devolutivas também são registradas em prontuário.
Os usuários têm acesso ao telefone e e-mail do setor, porém não é comum utilizarem tais ferramentas.
Mecanismos para o usuário consultar o andamento do serviço Os usuários podem solicitar atendimento para questionarem sobre o andamento do serviço ou se manifestarem durante as assembleias.

 

Funcionamento 8h às 17h
Telefone  (12) 3962-1482 e (12) 3959-2036
Endereço Rua dos Ferroviários, 126, Jardim Mesquita
E-mail [email protected]