Munícipes são convidados a se locomover em cadeira de rodas ou com os olhos vendados e bengala, para vivenciar dificuldades na prática
Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro, desde 1992, e serve de alerta e reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, buscando conscientizar a sociedade e lutando por igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.
Em Jacareí, a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência aproveitam a data e promovem a ação “Sentindo na Pele”, convidando os munícipes que passarem pelo Largo do Riachuelo, entre 9h e 12h, a se colocarem na mesma situação de quem enfrenta as necessidades de acessibilidade. Assim, vendas são colocadas nos olhos das pessoas para que se locomovam de bengala; ou que tentem percorrer um trecho de cadeiras de rodas.
“Nós queremos uma Jacareí em que todos possam exercer o direito de ir e vir. E sentir, de fato, a necessidade do outro é educativo e empático”, disse Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí.
As Secretarias de Saúde e Educação do município também estarão presentes, apoiando a ação e conversando com a população.
Serviço – Sentindo na Pele
– Sexta-feira, dia 3
– Largo do Riachuelo, centro de Jacareí
– Entre 9h e 12h
Legenda: Largo do Riachuelo, no centro de Jacareí, recebe “Sentindo na Pele” nesta sexta-feira (3)