Na manhã desta quarta-feira (29), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um seminário sobre políticas públicas e prevenção de drogas. O evento, que foi aberto ao público, contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre servidores públicos e representantes de empresas, universidades, escolas públicas e privadas, e demais setores da sociedade.
O seminário foi realizado no auditório da Secretaria de Educação, em parceria com o Comad (Conselho Municipal Sobre Drogas), com o objetivo de conscientizar e unir sociedade civil e Poder Público na prevenção ao uso abusivo de álcool e drogas. O evento contou com duas palestras de profissionais da área: “Políticas públicas de drogas e promoção da saúde e cuidados”, por Myro Rolim, e “Prevenção contra drogas”, por Valeria Brasil.
Envolvimento de Todos
“Pensar estratégias e ações, e pensar o que nós – Poder Público e sociedade civil – podemos fazer sobre esta temática… Esse é objetivo do seminário, que discute um tema que é problema mundial, não é um problema só nosso. Em Jacareí, temos uma rede envolvendo diversas frentes que tratam sobre a dependência química e o uso abusivo de álcool e drogas, o que torna essa rede muito potente. Ainda assim, precisamos fortalecer mais, para seguir melhorando”, explica Elaine Alberigi, supervisora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e presidente do Comad.
Cidade Saudável
“É muito gratificante ver como essa rede trabalha de forma tão efetiva na cidade. É preciso, antes de tudo, ter esse olhar acolhedor, de entender como as pessoas chegaram a situação da dependência química. Nosso desafio no projeto Cidade Saudável é justamente o de evitar que as pessoas cheguem a este ponto. Parabéns a todos que estão envolvidos nesta frente de trabalho, precisamos de sensibilidade e inclusão, somente assim vamos conseguir enfrentar definitivamente essa questão, que é de Saúde Pública”, disse Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.
Conselho Municipal Sobre Drogas
O Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad) foi criado em 2002, por meio de lei, e se constitui como órgão colegiado, de caráter opinativo e fiscalizador, nas questões referentes às drogas. O conselho é mantido pelo Poder Público Municipal e vinculado à Secretaria de Saúde, com representantes do Poder Público e da sociedade civil.
Tem a função de coordenar as atividades de todas as instituições e entidades municipais responsáveis pelo desenvolvimento das ações previstas na lei, assim como dos movimentos comunitários organizados e das instituições federais existentes no município, dispostas a cooperar com o esforço municipal. Assim, o Comad integra-se ao esforço nacional de combate às drogas, dedicando-se ao pleno desenvolvimento de ações referentes à redução do uso e abuso de drogas.
Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas
O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), para o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A escolha de uma data específica é para que toda a sociedade tenha a oportunidade de refletir sobre de que forma está sendo enfrentada a questão dos psicotrópicos no país e debater estratégias de integração das ações do Poder Público e da sociedade civil.
https://www.flickr.com/photos/prefeiturajacarei/albums
Legenda: Seminário contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas e debateu políticas públicas e prevenção de drogas, em Jacareí