Roda de conversa irá abordar questões relacionadas à segurança. Reunião acontece no Paço Municipal
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, realizará, na terça-feira (28), às 18h30, a segunda edição do ‘Dialoga LGBTQIA+’. Trata-se de uma roda de conversa para pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais e +), que, nesta reunião, irá abordar questões relacionadas à segurança. O evento será realizado no Salão Nobre do Paço Municipal.
O ‘Dialoga LGBTQIA+’ é um evento aberto ao público, destinado a todos que querem uma cidade mais respeitosa e inclusiva. A mediação deste encontro será feita pelo grupo de estudantes universitários ‘Portal Senta Escuta’, que propõe conteúdo informativo voltado ao público LGBTQIA+.
Não é necessário realizar inscrição prévia para participação no evento.
Tema Urgente
“Apesar de a transfobia ser crime no Brasil, desde 2019, somos o país que mais mata pessoas trans e travestis em todo o mundo, pelo 13° ano consecutivo. O número de assassinatos de mulheres trans e travestis é o maior desde 2008, ano em que o dado começou a ser registrado”, enfatiza a subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí, Girlaine Dias.
Mês do Orgulho LGBTQIA+
Muitos não sabem a razão de junho ter sido escolhido como o Mês do Orgulho LGBTQIA+. O motivo são as manifestações que ocorreram em junho de 1969, nos Estados Unidos. De acordo com pesquisadores, a Rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBTQIA+ contra uma invasão da polícia de Nova York, que aconteceu nas primeiras horas da manhã do dia 28 de junho de 1969, em um bar no bairro Greenwich Village, em Nova York.
Esses motins são amplamente considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBTQIA+ no país. Eles atraíram uma multidão que foi incitada à revolta. As tensões entre a polícia de Nova York e os residentes homossexuais de Greenwich Village irromperam em mais protestos na noite seguinte e, novamente, em várias noites posteriores.
Dentro de semanas, os moradores do bairro rapidamente organizaram grupos de ativistas para concentrar esforços no estabelecimento de lugares que gays e lésbicas pudessem frequentar sem medo de serem presos. Depois dos motins de Stonewall, várias organizações de direitos homossexuais foram fundadas ao redor dos Estados Unidos e no resto do mundo.
Legenda: Segunda edição do ‘Dialoga LGBTQIA+’ acontece na próxima terça-feira (28), no Paço Municipal