A Secretaria de Saúde de Jacareí apoia a campanha Fevereiro Roxo, que enfatiza a conscientização do Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, doenças que ainda não apresentam cura.
A secretária de Saúde, Rosana Gravena, faz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce: “Desde que diagnosticadas rapidamente, é possível ter uma vida saudável, convivendo com a enfermidade, sem grandes complicações. O problema é não ter um diagnóstico e acompanhamento médico”.
Em caso de qualquer um dos sintomas abaixo, o morador pode procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento. Conheça as características de cada doença:
• Alzheimer – é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais.
• Lúpus – é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.
• Fibromialgia – ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção.
LEIA MAIS
- Combate à Dengue: Prefeitura de Jacareí realiza nebulização para combate ao mosquito transmissor da doença em regiões com maior incidência de casos
- Janeiro Branco! Prefeitura de Jacareí apoia o mês de conscientização sobre Saúde Mental
- Dengue: Prefeitura de Jacareí inicia a primeira avaliação de densidade larvária de 2025
- Saúde! Prefeitura de Jacareí orienta os cuidados para evitar surtos de viroses
- Prefeitura mantém intervenção na Santa Casa por mais seis meses