União entre Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, Instituto Suinã e SOS Mata Atlântica visa restauração florestal de Jacareí, com metas e prazos
A Prefeitura de Jacareí, por meio da parceria com o Instituto Suinã e a Fundação SOS Mata Atlântica, definiu e entregou na terça-feira (28), no Viveiro da cidade, o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) para o Conselho de Meio Ambiente do município, que vai analisar e aprovar a proposta.
Por iniciativa do Conselho do Meio Ambiente, a próxima reunião ordinária será realizada na Câmara Municipal, dia 14 de março, às 19h, para divulgar projeto executivo com metas e prazos, e receber os apontamentos finais. Assim, com a aprovação do Conselho, o Plano será encaminhado à Câmara Municipal para ser transformado em lei.
“O encontro atual foi importante para apreciar o processo. Nos próximos dias, a reunião na Câmara Municipal dará visibilidade, com contribuição de vereadores, munícipes e parceiros, sejam da iniciativa privada ou sociedade civil, que poderão acompanhar e monitorar as ações adotadas”, explica Fernanda Scalambrino, diretora institucional do Instituto Suinã.
A iniciativa, desenvolvida pela SOS Mata Atlântica e fomentado pela Suzano S/A tem como objetivo construir ou revisar o PMMA de 33 municípios nos estados de São Paulo, Minas, Espírito Santo e Bahia. O Instituto Suinã ficou a cargo de gerir o projeto em Jacareí, Guararema, Salesópolis e Santa Branca, onde realizou um total de 26 oficinas e contou com mais de 340 participações diretas nessa construção.
“Com a entrega oficial do trabalho para o Conselho Municipal do Meio Ambiente, Jacareí passa a ter uma direção clara para desenvolver um trabalho de restauração florestal, com ações e metas definidas para os próximos anos”, encerrou Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí.
A Fundação SOS Mata Atlântica e Suzano Celulose são parceiras no projeto “Planos da Mata”, iniciativa que visa fortalecer a governança dos municípios para a proteção e uso sustentável da Mata Atlântica, aliando desenvolvimento econômico e social, por meio da elaboração dos Planos Municipais da Mata Atlântica.
A etapa de diagnóstico, para construção e consolidação de formato do PMMA do município de Jacareí, foi estabelecida sob estratégia de cruzamento, integração das informações provenientes do circuito de reuniões, oficinas participativas e questionários, provenientes das análises geoespaciais de elementos e aspectos que representam importantes fontes de diagnóstico, para definição de áreas prioritárias para restauração e conservação, incluindo os dispositivos legais de proteção ambiental e da biodiversidade.
O objetivo central deste PMMA é a conservação e restauração da Mata Atlântica de Jacareí, buscando integrar diferentes ações, como: Educação Ambiental; revisão de ferramentas de gestão para implantar ações de fiscalização e monitoramento específicos; técnicas de agricultura conjugadas à conservação ambiental; incentivos financeiros para a conservação, proteção e restauração de ambientes naturais e visando também o aumento da resiliência do munícipio frente às mudanças do clima.
Para saber mais sobre o Planos da Mata, clique aqui. Informações sobre o Instituto Suinã, clique aqui e detalhes da ONG ambiental brasileira Fundação SOS Mata Atlântica, clique aqui.
Legenda: Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí valida Plano Municipal da Mata Atlântica, na terça-feira (28)