As secretarias de Assistência Social e Cidadania, Saúde e Educação promovem diversas palestras na próxima quinta-feira (18), data em que é celebrado o “Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O evento aberto ao público em geral, será realizado no Educamais Parque dos Sinos (teatro Ariano Suassuna), a partir das 8h. Não há necessidade de inscrição.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
No Brasil, estima-se que todos os dias centenas de crianças e adolescentes sofrem abuso sexual; os números são muito maiores do que os da violência sexual contra a mulher, inclusive porque apenas uma parte das ocorrências se torna conhecida das autoridades policiais. Infelizmente, na grande maioria dos casos o abusador é alguém muito próximo da vítima.
A secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, ressalta a relevância do evento. “É importante pois traz à reflexão e olhar diferenciado entre profissionais e sociedade, na garantia de direitos de proteção a criança e adolescente, uma vez que o abuso e a exploração sexual são diretamente ligados a violação destes direitos”.
A secretária ainda salientou: “somos todos responsáveis por preservar a vida destes jovens, criando políticas públicas que saibam resguardar e prevenir eventuais prejuízos que possam ser causados por essa violação”.
Confira a programação:
8h Credenciamento e Recepção
8h30 Abertura: Composição da mesa
9:30h Palestra: “O Ministério Público e a Rede de Proteção da Infância, frente a violência sexual contra crianças e adolescentes”
Palestrante: Dra. Renata Lúcia Mota Lima de Oliveira Rivitti, Promotora de Justiça
10:30h Palestra: “O cuidado no atendimento da primeira escuta ao acompanhamento em rede”
Palestrante: Sandro Ilídio da Silva, Assistente Social
11:30 Espaço para perguntas
12h – 13h30 –Intervalo
13h30 Apresentação do Programa de Orientadores Pedagógicos da Secretaria de Educação
14h Apresentação dos serviços municipais: Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social
(CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Ambulatório de Infectologia.
15h Espaço para perguntas
15h30 Projeto “Menos mão mais coração” da EMEF Profa Maria Luiza de Souza Pinto Vasques em parceria com a Secretaria de Saúde, apresentação do Coordenador do Programa de Educação em Tempo Integral (Luiz Augusto Moreira Silva)
16h30 Encerramento / Avaliação do encontro
(Victor Copola/PMJ)