As ações da 5ª edição do programa ‘Saúde Nota 10’, que todos os anos realiza avaliações de saúde para detectar possíveis sintomas e agravos físicos em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, iniciam, a partir desta segunda-feira (23), no EducaMais Jacareí. Ao todo, esse público representa mais de 2.600 crianças.
Além de oferecer atenção à saúde integral das crianças, o programa tem o objetivo de identificar doenças que também possam comprometer o desempenho dos alunos no decorrer dos anos letivos, principalmente doenças que são consideradas negligenciadas.
Os alunos da rede são levadas ao EducaMais Jacareí e passam por avaliações que são divididas por estações de especialidades diversas, com avaliação da carteira de vacinação, Acuidade visual (para detectar dificuldade de enxergar à distância); Rastreamento fonoaudiológico (para detectar trocas silábicas); Avaliação odontológica (com prioridade para atendimento nas Unidades de Saúde das crianças com cáries e abscessos dentários); IMC (realização do levantamento epidemiológico de crianças com alteração de peso para ações educativas integradas entre saúde, esporte e educação); Medicação anti-parasitária (as crianças recebem medicação para verminose); e Avaliação Dermatológica (com o objetivo de detectar as doenças de pele, dentre elas a hanseníase. Nos anos anteriores, foi detectado, inclusive, situações de violência contra a criança, o que demandou várias articulações intersetoriais para o cuidado e acompanhamento).
As atividades acontecem nos períodos da manhã e tarde, concomitantemente com o período de aula dos alunos, que são levados ao Educamais Jacareí pela própria escola, responsável pelo calendário de atendimentos. A previsão é que as ações ocorram até o mês de junho, intercalando semana sim e semana não.
“Quanto antes identificarmos possíveis agravos de saúde nas crianças, mais rápido e efetivo pode ser o tratamento. Queremos oferecer atenção integral à saúde de todos, mas, principalmente, para que as crianças cresçam e se tornem adultos saudáveis”, afirma a secretaria de Saúde, Rosana Gravena.
Resultados – Em 2017, a edição do ‘Saúde Nota 10’ encaminhou 52% das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede de Educação Municipal para atendimento médico. O maior número de encaminhamentos foi para o dentista. De um total de 2.555 alunos previstos pelo programa, 438 faltaram e 731 foram encaminhados para acompanhamento odontológico.
A secretária de Educação, Maria Thereza Cyrino, comentou sobre a importância do projeto para as crianças. “O ‘Saúde Nota 10’ tem uma importância fundamental, com a integração da saúde e da educação, no apoio para que as crianças possam ter condições plenas nessa fase de aprendizagem e alfabetização”, conclui.
Apesar das avaliações serem realizadas em um único dia, caso necessário, há desdobramentos posteriores geradas pelo levantamento individual de cada criança, como seu encaminhamento para consultas e exames nas Unidades de Saúde Municipal, inscrição para práticas esportivas e até acompanhamento no dia a dia escolar, como é o caso de crianças que precisam de acompanhamento nutricional.
O programa é realizado pelas secretarias de Saúde e de Educação e conta com o apoio da Secretaria de Esportes, responsável pelas atividades recreativas enquanto os alunos esperam para serem examinados.
(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)