Em 2017, uma das principais ações da Secretaria de Mobilidade Urbana para melhorar o trânsito em Jacareí foi a implantação da Rota de Cargas Pesadas. Após seis meses de sua implantação, o número de caminhões que circulam na área central do município por dia reduziu em mais de 40%.
A contagem dos caminhões, que é realizada por radares aferidos pelo Inmetro, registrou em junho de 2017 a média de 7500 caminhões por dia e, em dezembro, registrou 4430 caminhões.
Os principais motivos da regulamentação da rota são coibir a fuga de caminhões dos pedágios por dentro de Jacareí e proporcionar mais condições de segurança e fluidez no trânsito, além de preservar as vias públicas.
“Todas as ações de trânsito na cidade estão sendo realizadas após uma série de estudos e, quando necessário, consultas públicas. O resultado positivo confirma que é possível ter uma melhor fluidez no trânsito, além de trazer segurança e conforto para os demais motoristas”, comemora Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana.
Cadastro – Até o momento, 6.500 caminhões aderiram à Rota de Cargas Pesadas através de cadastro que permite a livre circulação na cidade para veículos com placas de Jacareí ou caminhoneiros da cidade que dirigem veículos emplacados em outro local, com exceção dos horários de pico – 7h às 9h e 17h às 19h.
O Cadastro de Carga Pesada (CCP) pode ser realizado através do computador ou do celular por meio do link: http://ccpjacarei.com.br.
Para baixar o aplicativo do celular acesse o Google Play e digite: “cadastro de carga pesada de Jacareí”.
Conheça as regras – As vias liberadas percorrem 35 km e são elas: Avenidas Lucas Nogueira Garcez, Getúlio Vargas, Malek Assad, Castelo Branco, Nilo Máximo, Cristal e Rodovia Euryale de Jesus Zerbine.
Foi garantido também aos motoristas da cidade que estejam retornando ao seu lugar de guarda, trânsito livre até o estacionamento durante os horários de pico.
Caminhões de utilidade pública e combustível terão livre circulação pela cidade. Os prestadores de serviços que precisam realizar entregas na cidade receberão um alvará de circulação mediante o cadastro online, apresentando nota fiscal que comprove a entrega do produto ou serviço. O decreto também regulamentou o trânsito de caminhões com dois ou três reboques.
(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)