A metodologia de revisão do Plano Diretor desenvolvida pela Prefeitura de Jacareí, em parceria com a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e a sociedade civil, foi certificada como exemplo de boa prática alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado foi concedido pelo Instituto ODS, organização responsável por, em parceria com a Unesco, analisar e certificar iniciativas públicas e privadas alinhadas à Agenda 2030.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas globais estabelecidas pelas nações integrantes da ONU para o desenvolvimento sustentável até 2030. Cada ODS é relacionado com um tema, que, conjuntamente, têm como objetivo promover uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável para as próximas gerações.
Clique aqui para conhecer os 17 ODS e a Agenda 2030 da ONU.
Plano Diretor
Os procedimentos e métodos de revisão do Plano Diretor – que envolvem metodologia de coleta, análise e sistematização de dados e de participação popular – foram reconhecidos como ferramentas para atingir o ODS 17, caracterizado como ‘Parcerias e Meios de Implementação’.
Entre as evidências utilizadas para conceder a certificação, foram destacados os editais de organização dos eventos públicos realizados com a sociedade, o Guia Metodológico das Leituras Comunitárias, o Caderno de Leitura Crítica e a Cartilha Simplificada de Propostas de Alteração ao Plano Diretor.
Conferência Final da Cidade
A revisão do Plano Diretor de Jacareí chega em sua fase final neste sábado (30), quando acontece a Conferência Final da Cidade. No evento, serão votadas as propostas de revisão que irão integrar o projeto de lei final que será enviado à Câmara Municipal.
A Conferência Final da Cidade é aberta ao público e será realizada a partir das 7h30, no SENAI, localizado na Rua Antônio Fogaça de Almeida, 355, Jardim América.
Legenda: Revisão do Plano Diretor de Jacareí é certificada pela contribuição à Agenda 2030 da ONU