REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – RAPS


REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – RAPS

OBJETIVO

Articular e integrar os pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado, principalmente por meio do acolhimento e do acompanhamento contínuo das pessoas com transtorno mental, visando promover a inserção social dos usuários por meio de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer.

CAPS AD 24h –  Proporcionar atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. O funcionamento deste serviço é 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

CAPS II – Atendimento em Saúde Mental para Pessoas com transtorno severos e/ou persistentes.

CAPS IJ – Atendimento à crianças e adolescentes que estão em sofrimento psíquico intenso e que estejam causando prejuízos em sua vida escolar, social e familiar.

 

PÚBLICO ALVO

CAPS AD 24h – Maiores de 18 anos.

CAPS II – Maiores de 18 anos.

CAPS IJ – Crianças e adolescentes, até 17 anos, 11 meses e vinte e nove dias, para agravos de saúde mental em geral.

 

INDICADORES

Os indicadores utilizados para monitoramento deste programa são:

CAPS AD 24h 

  • Número de acolhimentos;
  • Número de atendimentos individuais de pacientes em Centro de Atenção Psicossocial;
  • Número de atendimentos domiciliar para pacientes de Centro de Atenção Psicossocial e/ou familiares;
  • Número de atendimentos em grupo de pacientes de atenção psicossocial;
  • Número de atendimentos familiares em Centro de Atenção Psicossocial;
  • Número de matriciamento de equipes na Atenção Básica;
  • Número de consultas médicas realizadas.

CAPS II

  • Número de ações de articulação de redes intra e intersetoriais;
  • Número de ações de reabilitação psicossocial;
  • Número de acolhimentos;
  • Número de acompanhamentos de pacientes em saúde mental (residência terapêutica);
  • Número de atendimentos compartilhados;
  • Número de atendimentos domiciliares para pacientes e do Centro de Atenção Psicossocial e/ou familiares;
  • Número de atendimentos em grupo de pacientes em Centro de Atenção Psicossocial;
  • Número de atendimentos familiar em Centro de Atenção Psicossocial;
  • Número de atendimentos individuais de pacientes em Centro de Atenção Psicossocial;
  • Número de atendimentos individuais em psicoterapia;
  • Número de atividades coletivas;
  • Número de matriciamento de equipes da Atenção Básica;

CAPS IJ

  • Número de consultas médicas;
  • Número de atendimentos individuais e em grupos (assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermagem e nutricionista);
  • Número de acolhimentos.

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POLÍTICA NORTEADORA

As ações deste programa estão fundamentadas nas seguintes políticas norteadoras:

CAPS AD 24 Horas

 

 

 

CAPS II

CAPS IJ

 

 

MATERIAIS COMPLEMENTARES

Para conhecer mais sobre este programa acesse os seguintes documentos:

 

EQUIPE DE PROFISSIONAIS

  • Equipe da Diretoria de Atenção Especializada.

 

VISÃO INTERSETORIAL

Para realizar a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS é necessária a participação intersetorial dos seguintes atores com as respectivas atribuições:

Secretaria de Saúde: Coordenação e ordenação da RAPS.

Secretaria de Educação: Identificação e encaminhamentos.

Secretaria de Assistência Social: Apoio assistencial.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Incentivo a projetos para geração de renda. 

Subsecretaria de Comunicação: Elaboração de materiais e informes internos e externos.

Fundação Cultural de Jacarehy: Apoio em projetos para inserir atividades culturais na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Legislativo: criação e aprovação de projetos que beneficiam o acesso e cuidados em saúde.

Sociedade Civil e ONGs: captação e desenvolvimento de programas.

CMDCA, CT, MP e Defensoria Pública: sistema de garantia de direitos.

 

LOCALIDADES:

CAPS AD 24 horas – Avenida Major Acácio Ferreira, 620 – Jardim Leonídia – Jacareí/SP. Telefone: 3952-9551

CAPS II – Rua Nenê Namura Abib, 134, Residencial São Paulo Jacareí-SP.

CAPS IJ – Avenida Major Acácio Ferreira, 804 – Jd. Paraíba – Jacareí/SP. Telefone: 3955-9600 ramal 9762

 

ODS
O Programa Consultório na Rua de Jacareí contribui para os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

 

POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Este Programa atende à Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pois permeia os temas transversais: Determinantes Sociais de Saúde, Equidade e Respeito à Diversidade, Desenvolvimento Sustentável, Produção de Saúde e Cuidado, Ambientes e Territórios Saudáveis, além dos Eixos de Territorialização, Articulação e Cooperação Intersetorial e Intrasetorial, Participação e Controle Social, Gestão, Educação e Formação, Vigilância, Monitoramento, Avaliação, Produção e Disseminação de Conhecimentos e Saberes

 

GALERIA

 

 

Mais informações pelo e-mail: [email protected]