Ação da Polícia Rodoviária do Estado cria cidade fictícia em escolas para trabalhar educação no trânsito com alunos
Nesta semana, a escola EMEF. Professora Conceição Magalhães, no Jardim do Paraíso, recebeu entre os dias 25 até hoje, 27, o projeto SP Mirim.
O SP Mirim é desenvolvido desde 2008 pelo Polícia Rodoviária do Estado. Hoje, ele acontece em diversas cidades do Vale do Paraíba e neste ano, pela primeira vez, foi realizado em Jacareí por intermédio da Unidade de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana.
É criada uma estrutura de uma cidade mirim, com placas de indicação, advertência e regulamentação do trânsito. Os policiais fazem um contato nas salas de aula com os alunos, passando as noções básicas de trânsito e depois, a parte prática consiste em vivências a pisca fictícia montada pelo projeto.
A diretora da escola, Ana Cristina Monteiro dos Santos, afirma a importância do projeto no cotidiano familiar. “Nosso objetivo é formar as crianças em cidadãos conscientes, indo além dos muros da escola. E acreditamos que eles sejam multiplicadores de boas práticas, até mesmo no trânsito”, conclui.