Atividades práticas têm objetivo de sensibilizar e ampliar conhecimento dos estudantes sobre o meio ambiente

Mãos na terra e curiosidade a mil!
Estudantes de escolas municipais têm vivido uma experiência especial. É que, pela primeira vez na vida, muitos deles plantarão uma árvore! A vivência faz parte do “PlantAção”, um projeto de conscientização ambiental idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, em parceria com a Secretaria de Educação.
Os trabalhos são coordenados pelo NEA (Núcleo de Educação Ambiental), da SMAZU. A ideia é que, além do conhecimento teórico já adquirido pelas crianças ao longo das aulas, elas possam ser sensibilizadas por atividades práticas. Por isso, neste momento, os estudantes serão responsáveis por acompanhar o processo de germinação, crescimento e cultivo de uma árvore.
“O plantio é uma etapa importante de um projeto que foi idealizado para despertar a conscientização ambiental desde cedo. Entendemos que, ao se sentirem pertencentes e responsáveis, a tendência é que as crianças passem a valorizar e cuidar ainda mais do meio em que vivem”, explicou Denise Cubas, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental.
A atividade prática teve início nesta semana e segue até 17 de abril, sempre acompanhada de uma roda de conversa com orientações. Participam estudantes de cinco escolas municipais dos bairros Jardim Santa Marina, Cidade Jardim, Rio Comprido, São João e Jardim Emília.
PlantAção
O projeto teve início em junho de 2024, com o objetivo principal de desenvolver ações educativas ambientais. Ao longo dos meses, os alunos foram instruídos sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação do meio ambiente para uma cidade cada vez mais saudável para todos.