Em votação no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, na última terça-feira (10), foi aprovado o projeto de Lei que classifica a cidade de Jacareí como Município de Interesse Turístico (MIT).
Na prática, o projeto de Lei de autoria do deputado estadual, André do Prado (PR), garantirá à cidade o selo MIT e um repasse anual de até R$600 mil (dependendo dos projetos aprovados, para garantir o teto do repasse), para o investimento na área turística do município.
Para ser considerada uma cidade de interesse turístico, o município precisa atender diversas exigências, entre elas, atrativos em turismo, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jacareí possui uma rede com 24 opções de hospedagem. Já sobre os atrativos estão: a Biblioteca Municipal, a Sala Ariano Suassuna, o Parque da Cidade, o Viveiro Municipal, a antiga estação ferroviária, o Mercado Municipal, entre outros pontos, incluindo o Cemitério do Avareí.
De acordo com o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, com a classificação de Jacareí como MIT, será possível “fomentar ainda mais a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da cidade”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai destacou a importância da aprovação do projeto de Lei para Jacareí: “O selo MIT é um grande ganho para a cidade no que diz respeito à geração de emprego e renda e possibilitará ao município, com a verba anual destinada, investir potencialmente no que temos de melhor, para fomentar a economia e gerar ainda mais empregos, atraindo turistas para a cidade”, enfatiza.
Ao todo, 46 cidades devem receber o selo. O projeto de Lei segue para a sanção do governador do Estado, Márcio França.
(Marcio Moura/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)