Em tempos em que há a recomendação por isolamento social, a compra pela internet deixou de ser apenas uma opção para se tornar, em muitos casos, uma necessidade. Diante desta realidade, o Procon de Jacareí dá algumas orientações para que o consumidor tenha segurança na hora de efetuar suas compras.
O primeiro alerta é checar se o site é confiável. Para isso é importante o consumidor verificar CNPJ, telefone e e-mail do site escolhido. “Estas informações devem estar disponíveis no site. E o consumidor pode conferir se estão corretas, inclusive se o CNPJ consta ativo na Receita Federal”, destaca a diretora do Procon, Aline Fabri. “Também desconfie de ofertas vantajosas demais”.
A diretora reforça, também, a importância de o consumidor sempre conferir se o site escolhido para a compra é alvo de muitas reclamações por parte de outros consumidores. “Vale sempre fazer uma pesquisa na internet para avaliar se a loja é bem requisitada, se tem credibilidade”.
Outra dica importante é em relação ao pagamento do produto. A orientação é sempre desconfiar se o pagamento for por meio de depósito em contas bancárias e não no boleto ou cartão. “Desconfie se a negociação for muito rápida. E nunca envie fotos de documentos nem do cartão de banco. Quanto mais nos atentarmos a essas informações, mais nos prevenimos de cair num golpe”, recomenda a diretora do Procon.
Portanto, fique atento na hora de comprar pela internet. Em caso de dúvidas ou de desrespeito aos seus direitos, procure o Procon.
Serviço
Por conta da Fase Emergencial do ‘Plano São Paulo’, o Procon de Jacareí está com o atendimento presencial suspenso. Mas orientações podem ser solicitadas por meio do e-mail: [email protected] ou no telefone 39559130 (também é WhtasApp). O consumidor ainda pode consultar o site da Fundação Procon São Paulo: www.procon.sp.gov.br, que também disponibiliza a cartilha “Direitos do Consumidor em Tempos de Coronavírus”.