Jacareí realiza levantamento de campo para elaboração de projetos de drenagem na Região Oeste

Córrego Tanquinho

A Prefeitura de Jacareí realizou nos últimos dias as atividades de campo para elaboração dos projetos de macrodrenagem na Região Oeste do município. Os primeiros trabalhos foram realizados no entorno da Av. Lucas Nogueira Garcez, abrangendo os bairros Jardim Esperança, Cidade Nova Jacareí, Jardim Paulistano e Jardim São Luís.

Os projetos irão abranger:

• Desassoreamento e canalização de afluentes do Jardim São Luís e desassoreamento em duas travessias da Av. Lucas Nogueira Garcez;
  • Desassoreamento e revestimento de afluentes na Rua Diogo Fontes, no bairro Cidade Nova Jacareí, inclusive com a substituição da galeria que faz a travessia na Av. Lucas Nogueira Garcez;
  • Canalização do afluente paralelo à Av. Lucas Nogueira Garcez;
  • Canalização de afluente no Jardim Paulistano.
Córrego Jd São Luis

Os moradores desses bairros vêm sofrendo há anos com transbordamentos e enchentes durante os períodos de chuvas. Isso ocorre por conta dos desassoreamentos dos córregos – processo natural de transformação dos componentes ambientais –, e em razão das galerias existentes, construídas no passado, que não suportam mais o volume das chuvas, por conta da urbanização dos bairros, que causa impermeabilização do solo, e, também, dos índices pluviométricos, que vêm aumentando acima do esperado, segundo os órgãos de monitoramento.

Etapas

Serão elaborados projetos de desassoreamento, revestimento de canal, canalização de canal com galeria celular e substituição de galerias. A elaboração dos projetos está com previsão de conclusão em outubro desse ano e a abertura das licitações para contratação, em dezembro também deste ano.

Além dos projetos atualmente em elaboração, a Prefeitura está com o processo bem avançado de contratação da empresa que irá executar as obras de canalização do Córrego do Tanquinho, nos bairros Vila Ita e Jardim Emília. Assim que o contrato estiver assinado, a Prefeitura irá programar a emissão da ordem de serviço para o início dos trabalhos.

Legenda: Córregos do Tanquinho e Jardim São Luís, que receberão projetos de macrodrenagem