Prefeitura de Jacareí inicia consulta pública sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana. Participe!

Interessados podem enviar suas sugestões, propostas e ideias até o dia 29 de maio, por meio de um formulário on-line

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento, deu início a uma consulta pública sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana. Qualquer pessoa pode participar, até o dia 29 de maio, por meio de um formulário on-line (clique aqui).

O Plano Municipal de Arborização Urbana é um documento que irá guiar as ações da Prefeitura de Jacareí sobre a arborização urbana nos próximos anos, em toda a extensão da cidade. Seu objetivo é melhorar a qualidade da paisagem, atenuar as mudanças climáticas e aumentar a satisfação da população. Acesse o relatório preliminar clicando aqui.

“Convidamos todos a participarem desta consulta pública. A elaboração do Plano de Arborização vem sendo realizada desde julho de 2023, em sintonia com a questão da mudança climática que temos enfrentado no Brasil e no mundo. Agora, chegou o momento da população dar suas sugestões e ideias”, disse o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio.

Arborização Urbana

A arborização urbana é definida como a vegetação que compõe a paisagem urbana, seja em parques, praças ou em calçadas ao longo das ruas e avenidas. Contribui para a conservação da biodiversidade local e para a minimização da poluição atmosférica e sonora; auxilia no conforto térmico e, consequente, melhora a qualidade de vida da população.

“A presença de árvores nas áreas urbanas é muito importante para controlar mudanças climáticas, como os fenômenos da ilha de calor e da inversão térmica, que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Além disso, as árvores ajudam a reduzir a temperatura, aumentam a umidade do ar, melhoram a qualidade do ar e, também, diminuem a poluição sonora”, explica Celso.

Sobre o Plano

O Plano Municipal de Arborização Urbana de Jacareí está sendo planejado para os próximos 20 anos. Levando-se em conta as 16.467 árvores presentes na arborização urbana do município atualmente, estima-se a necessidade de plantio de aproximadamente mais 27.400 mudas em vias e outros espaços públicos da cidade.