Prefeitura de Jacareí inaugura nova UMSF no Parque Meia Lua

Evento acontece na sexta-feira (28), às 14h. Unidade estará aberta ao público na segunda (1)

A Prefeitura de Jacareí irá inaugurar a nova Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) no Parque Meia Lua nesta sexta-feira (28), às 14h. A UMSF está localizada na Rua Fahim Rachide Cury, nº 1, terá o nome do Auxiliar de Enfermagem Eliomar da Silva Pinto, e estará aberta ao público na segunda-feira (1).

A Unidade tem área construída de 622 m² e contou com investimento de 221 mil reais. Nela trabalharão quatro equipes de Saúde da Família, com capacidade para atender até 1.700 pessoas por mês. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta, das 7h às 17h.

A UMSF conta com consultórios médicos, consultório de enfermagem, consultórios odontológicos, consultório para psicólogo, sala de vacina, sala de curativo, sala de medicação e sala de acolhimento.

No local serão oferecidos serviços da Atenção Básica como vacinações, exames preventivos, exames laboratoriais, consultas de enfermagem, acolhimento, consultas com médicos generalistas, grupos educativos e de promoção e prevenção de saúde, equipe e-Multi e consultas odontológicas.

Esta UMSF vem substituir a que já funcionava ao lado da UPA do Parque Meia Lua.

Auxiliar de Enfermagem Eliomar da Silva Pinto

Eliomar da Silva Pinto nasceu no estado do Pará, no dia 29/05/69. Casado e pai de 6 filhos, sua vocação era tomar conta de gente – seja com os olhos, com as mãos, ou com o coração.

Em Jacareí, Eliomar realizou conquistas importantes, começando com sua primeira experiência profissional, como auxiliar de enfermagem na Unidade de Saúde do Parque Meia-Lua. Posteriormente, trabalhou no setor de ambulâncias e, por fim, no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Depois de adiar por algum tempo o sonho de se formar como enfermeiro, Eliomar finalmente entrou para a faculdade, conciliando o trabalho com os estudos. Mesmo com a rotina cansativa de atender em duas unidades de saúde, Eliomar se tornou aluno de destaque na faculdade. Infelizmente, não conseguiu viver a tempo de pegar seu diploma.

Com a chegada da pandemia de covid-19, Eliomar não se acovardou e, como enfermeiro, fez parte da linha de frente no combate ao coronavírus. Nessa batalha, acabou contraindo a doença, da qual não conseguiu se recuperar. Faleceu aos 51 anos, deixando um legado de amor, dedicação e, acima de tudo, respeito pela vida.