Prefeitura de Jacareí homenageia personalidades da história do Brasil com nomes de ruas no bairro Vila Ita

Foi sancionado pelo prefeito de Jacareí, Izaias Santana, no último dia 3, a lei municipal que denomina três ruas do bairro Vila Ita, homenageando Antonieta de Barros (atual Rua 02), Enedina Alves Marques (atual Rua 03) e João Carlos de Oliveira “João do Pulo” (atual Rua 05). A iniciativa visa homenagear personalidades com grande relevância para a história do Brasil, em razão de seus feitos e representatividade perante a coletividade.

Antonieta de Barros

Antonieta de Barros foi jornalista, escritora, professora e política brasileira, sendo uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil, e a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular, tendo sido pioneira e inspiração para o movimento negro.

Na área educacional, fundou o curso “Antonieta de Barros” com o objetivo de combater o analfabetismo de adultos carentes e lecionou nos Colégio Coração de Jesus, Colégio Estadual Dias Velho e Catarinense. Como jornalista e escritora, fundou o jornal “A Semana” na década de 20, e dirigiu a revista quinzenal “Vida Ilhoa” em 1930.

Com o pseudônimo de Maria da Ilha, em 1937 escreveu “Farrapos de Ideias”, sendo o primeiro livro publicado por uma mulher negra em Santa Catarina. Em 1935 tornou-se a primeira deputada estadual mulher e negra do país e participou como constituinte, sendo responsável pelos capítulos Educação e Cultura e Funcionalismo.

Enedina Alves Marques

Já Enedina Alves Marques foi professora e a primeira engenheira brasileira. Em 1935 formou-se no curso Normal e atuou na capital paranaense e nas cidades de Rio Negro, São Mateus do Sul, Cerro Azul, Campo Largo. Em 1945 formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, entrando para a história como a primeira mulher engenharia do Estado e a primeira engenheira negra do Brasil.

Foi chefe de hidráulica, chefe da divisão de estatísticas e do serviço de engenharia no Governo do Paraná, tendo como um dos seus maiores feitos o Plano Hidrelétrico do Estado, atuando no aproveitamento das águas dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu, o que culminou na construção Usina Capivari-Cachoeira, que é a maior central hidrelétrica subterrânea do sul do Brasil.

João do Pulo

Outra personalidade importante para o Brasil é João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, que foi um atleta, político e militar brasileiro. Nasceu em Pindamonhangaba e no Exército Brasileiro alcançou a patente de sargento.

No atletismo, venceu dois Pan-americanos, sendo que em um deles, o que foi realizado no México, quebrou o recorde mundial do salto triplo. Conquistou ainda duas medalhas de bronze nas olimpíadas realizadas no Canadá e na Rússia.

Após um desastre automobilístico, em que perdeu uma perna, formou-se em Educação Física e entrou na vida política, sendo eleito como deputado estadual em 1986 e reeleito em 1990.

Legenda: Prefeitura de Jacareí homenageia personalidades da história com nomes de rua