A Diretoria de Proteção Animal de Jacareí realizará 100 aplicações de microchipagem em pets, neste domingo (24), durante ação de conscientização e posse responsável de cães e gatos. O evento é realizado pela Associação das Protetoras Independentes de Jacareí (APIJAC) e acontece entre 9h e 12h na Avenida Nurimar Fazzolari de Freitas, sem número, no bairro Parque Imperial.
Os interessados em realizar a microchipagem devem residir no município de Jacareí, apresentar um documento com foto e comprovante de endereço. O procedimento será feito no próprio local, por uma clínica veterinária parceira da APIJAC para os 100 primeiros tutores que realizarem o cadastro, de forma gratuita e respeitando a ordem de chegada.
Além disso, todos os participantes poderão emitir o Registro Geral Animal, que funciona como documento oficial do pet e, entre outros benefícios, permite que o animal participe dos mutirões de castração. O evento terá, ainda, a presença de médico veterinário e adestrador, que abordarão temas como a adoção responsável, controle populacional e plantão de dúvidas.
Como funciona a microchipagem
O microchip veterinário é um dispositivo eletrônico, do tamanho aproximado de um grão de arroz, aplicado com o mesmo processo de uma vacina e não necessita de manutenção. Ele armazena informações clínicas e, quando um animal é resgatado das ruas, possibilita encontrar o tutor, já que arquiva também o endereço e dados do responsável.
Legenda: Prefeitura de Jacareí realiza cadastro para microchipagem em pets, no Parque Imperial, neste domingo (24)
LEIA MAIS
- 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente discute Emergência Climática em Jacareí
- ‘Viver o Viveiro’: domingo tem programação com EcoAventura, jogos e troca de mudas
- Diretoria de Proteção Animal concentra atendimentos pelo WhatsApp temporariamente
- Primeiro ‘Viver o Viveiro’ de 2025 tem trilhas guiadas e brincadeiras para toda a família
- Justiça determina multa diária de R$ 10 mil por paralisação da Ambiental em Jacareí