População ainda pode participar da Leitura Comunitária Online

Até 12 de abril, população pode responder questionário disponível no site da prefeitura, na página do Plano Diretor

Os moradores de Jacareí que participaram das Leituras Comunitárias presenciais, realizadas nas últimas três semanas, podem continuar colaborando com a revisão do Plano Diretor da cidade. Até o dia 12 de abril, está disponível o questionário online, na página oficial da revisão do Plano Diretor, no site da prefeitura. Os participantes podem apresentar via online, a visão sobre problemas, potencialidades e ideias para os bairros em que moram, e também para toda a cidade.

O questionário foi construído a partir da metodologia desenvolvida para as Leituras Comunitárias presenciais, construída pela equipe técnica de professores da Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba. São 28 questões discursivas e de múltipla escolha.

“A Leitura Comunitária Online é inspirada na metodologia desenvolvida para as Leituras Comunitárias presenciais. O propósito é que as respostas complementem os dados levantados nos encontros presenciais para fins de construção do diagnóstico final sobre a cidade, que será utilizado como fundamento para a construção de propostas de revisão”, ressaltam as professoras Lidiane Maciel e Fabiana Félix do Amaral e Silva, responsáveis pela metodologia de participação social.

Leituras Comunitárias Presenciais

Nas últimas semanas ocorreram as Leituras Comunitárias presenciais, em 26 bairros de Jacareí, para coleta de informações com a população. No total, foram registradas 788 participações, o que representa 33 participações a cada grupo de 10 mil habitantes, média superior à de municípios como São José dos Campos e Campinas, durante a revisão dos planos diretores locais.

Legenda: Participantes das Leituras Comunitárias presenciais, que foram realizadas em 26 bairros da cidade