Espaço responsável pela difusão da cultura do Bolinho Caipira em Jacareí recebe homenagem neste mês de agosto, dedicado ao Patrimônio
Nesta quinta-feira, dia 24/08, às 10h, no Mercado Municipal, será feita uma homenagem em reconhecimento ao espaço Café São Benedito, o qual foi um importante difusor da cultura do Bolinho Caipira em Jacareí.
A história do café São Benedito se cruza com a do Mestre da Cultura Viva, José Maria de Souza, mais conhecido como Zequinha do Mercadão, que nasceu em Jacareí, numa família especialista em fazer o tradicional Bolinho Caipira do município.
Desde 1935, as irmãs Joaquina e Antonina vendiam o Bolinho Caipira em seu “Balcão de Café São Benedito”, no antigo Mercado Municipal de Jacareí e contavam com a ajuda de uma sobrinha, Teresa Arno de Souza.
Após a demolição do antigo prédio e construção do novo Mercado Municipal no mesmo local, em 1962, Teresa assumiu o controle do comércio, continuando a servir o famoso bolinho, agora com a ajuda de seu filho Zequinha.
Atualmente o Café funciona sob comando das quatro filhas do Zequinha: Priscila, Prislaine, Prisciliane e Prisciane.
Essa tradição é mantida há quatro gerações, no mesmo local, com a mesma família, oferecendo o Bolinho Caipira, Patrimônio Cultural de Jacareí durante todos os dias do ano.
Legenda: Festa do Bolinho Caipira 2023/ Café São Benedito / Divulgação
- Fundação Cultural promove ‘Bate-papo LIC’ na próxima quinta-feira (23)
- MAV têm exposições para todas as idades nestas férias
- Fundação Cultural de Jacarehy convida as crianças para uma programação especial de férias escolares
- Festival ‘Cantautoras do Vale’ reúne talentos autorais femininos neste final de semana, no Pátio dos Trilhos
- Fundação Cultural de Jacarehy abre credenciamento para Orientador Artístico de Oficinas Culturais