O projeto começou em abril deste ano, pela Lei Aldir Blanc e foi premiado pelo edital Arte Urbana SP, do Governo do Estado
Consolidando a premiação do edital Arte Urbana SP, do programa Juntos pela Cultura 21, uma realização do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Sociedade Amigos da Cultura, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) inaugurou neste domingo (19), às 14h, a galeria artística a céu aberto do Parque Tupinambás.
O evento teve discotecagem do Vale Punk e um momento live paint, onde os interessados pela pintura poderão fazer sua intervenção artística livre em um dos murais do local.
Antes da premiação do edital, em novembro, dez artistas premiados pela Lei Aldir Blanc, realizaram a pintura de 16 murais que compõem o Parque Tupinambás, entre fevereiro e abril. Os artistas jacareienses são: Ivani Melo, Tainã Moreno, Carol Santos, Alan Barbosa, Isabella Siqueira e Douglas Reis.
Além das temáticas retratadas nas paredes como meio ambiente e natureza, lazer e recreação, o grande destaque vai para a questão indígena, fortalecendo a homenagem aos povos nativos. A expressão usada para essa grande galeria de artes visuais a céu aberto foi o muralismo e técnicas do grafite.
De acordo com o Diretor de Cultura da FCJ, Luiz Flávio, Jacareí é uma cidade com vocação para as artes e culturas urbanas. “Para a FCJ, é um enorme privilégio fazer parte do Arte Urbana SP. Os artistas locais vêm realizando um trabalho de alto nível por muito tempo e é um prazer mostrar esse talento para além dos limites do município”, conclui.
O parque foi inaugurado em agosto do ano passado, no bairro Jardim Santa Marina. Os nomes Tupinambás é uma homenagem aos indígenas que viveram no período de 1400 e 1525 no bairro Santa Maria, região onde foi descoberto o primeiro sítio arqueológico de Jacareí.