Oficinas “Multiplicando suas plantas”, “Modelagem em argila” e trilhas guiadas são atrações do “Viver o Viveiro” neste domingo (30), no Viveiro Municipal de Jacareí

A Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana de Jacareí, por meio do Núcleo de Educação Ambiental, convida a população para participar das atividades do “Viver o Viveiro” neste domingo (30), no Viveiro Municipal Seo Moura (Estrada Theófilo Teodoro Resende, 39, Campo Grande). Serão 8 horas de práticas gratuitas, das 9h às 17h.

Diversas ações acontecerão durante todo o dia (programação no fim da matéria), incluindo as oficinas “Multiplicando suas plantas” e “Modelagem em argila”. Na primeira, os participantes aprenderão a fazer novas mudas por meio do processo de estaquia, ou seja, com galhos, folhas ou ramas de uma planta. Também será explicada a maneira correta de retirar as estacas para que a muda enraíze e se transforme em uma nova planta.

A segunda oficina, “Modelagem em argila”, terá técnica milenar indígena do acordelado ou “rolinhos”. Os integrantes construirão potes e vasilhas, com roletes de barro que são sobrepostos para fazer subir as paredes das vasilhas.

Já nas trilhas guiadas, os participantes conhecem diversas áreas do espaço ambiental. Em uma delas, denominada Trilha Guiada Ambay, é possível acessar um dos mirantes do Viveiro, o ponto mais alto da trilha, que oferece uma experiência visual única da vegetação ao redor. De lá, é possível observar a diversidade das árvores exóticas e nativas, tesouros da Mata Atlântica. Também é possível observar, os limites da área urbana em contraponto ao ambiente natural do Viveiro, que funciona como uma “ilha verde” no meio da cidade.

Confira, a seguir, a programação deste domingo (30) do “Viver o Viveiro”, sob responsabilidade do Instituto Suinã, que realiza ações socioambientais por meio da educação.

• 9h: Abertura
  • 9h às 16h30: Jogos e brincadeiras
  • 9h às 16h30: Trilha autoguiada (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 9h10: Yoga, apoio Fundação Cultural
  • 9h15: Trilha guiada “Ambay” (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 10h: Oficina “Modelagem em argila” (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 11h: Trilha guiada (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 11h30: Doação e troca de mudas
  • 14h: Trilha guiada “Exsicatas” (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 14h30: Oficina “Multiplicando suas plantas”, com Equipe Suinã
  • 15h: Trilha guiada “Encontre sua árvore” (Uso obrigatório de sapato fechado)
  • 16h: Doação e troca de mudas
  • 17h: Encerramento

Recomendações:

– Roupas, calças compridas, chapéus/bonés e calçados apropriados para prática de atividades físicas;

– Repelente e protetor solar;

– Garrafinha/copo para água;

– É proibida a entrada de animais.

Observação: algumas atividades necessitam de inscrições, que podem ser feitas 15 minutos antes de cada uma delas, no local.

Legenda: “Viver o Viveiro” acontece todo domingo, no Viveiro Municipal de Jacareí