Há 18 meses, os motoristas de Jacareí que respeitam as faixas de pedestres no município recebem em casa a ‘Notificação Cidadã’ ou a ‘Multa do Bem’, como ficou popularmente conhecida. A ação homenageia oficialmente os condutores que colaboram para a construção de uma cidade mais humana.
O projeto originalmente criado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí foi premiado nesta quinta-feira (12), no 1º Encontro de Educação para o Trânsito, realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. O programa educativo foi escolhido entre as três melhores práticas de educação no trânsito, dentre as 645 cidades de todo o estado de São Paulo.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, “a Notificação Cidadã gerou nos condutores de Jacareí uma atitude gentil e respeitosa no trânsito, criando gradualmente um ambiente mais humanizado e menos estressante, pela simples atitude de cada um. Estamos fazendo das vias da cidade, a extensão das nossas residências”, pontua.
REDUÇÃO DE INFRAÇÕES
Desde o início da ação, foram enviadas 1.086 notificações aos condutores que respeitam as faixas de pedestres no município de Jacareí. A cidade registrou uma redução de 44% do número de infrações ao ato ilegal de “deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada“, de acordo com o Art. 214 inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo dados da SEMOB, o pedestre é o modal mais frágil no trânsito e a segunda maior vítima de acidentes de trânsito em Jacareí e, grande parte dessas ocorrências acontece próximo das faixas de pedestres. “Com a ‘Notificação Cidadã’, utiliza-se o que a psicologia chama de “reforço positivo”, isto é, o elogio como sedimentador da mudança de comportamento”, conclui o secretário.