O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) reabriu nesta última terça-feira (17), no Dia Nacional do Patrimônio Cultural. O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30.
Selma Fernandes, Diretora de Patrimônio da Fundação de Jacarehy (FCJ), reforça o convite para que a população visite as exposições, que ficaram guardadas neste período de pandemia. “Será um momento de retomada das atividades presenciais, já que durante este período em que estivemos com as portas fechadas, mantivemos nossos esforços para a conservação e manutenção do acervo”.
Vale ressaltar que todos os cuidados necessários de prevenção à Covid-19 serão tomados, como o uso de máscara e álcool gel.
Estão abertas três exposições para visitação: Sabores do Vale, Nas Trilhas da Música em Jacareí e Entre coleções.
Em Sabores do Vale, o visitante poderá conhecer mais sobre os hábitos alimentares dos primeiros povos que viviam na região do Vale do Paraíba e ainda fazer um passeio pela história da comida como oferenda e devoção aos orixás.
A exposição Nas Trilhas da Música em Jacareí tem como objetivo tratar da história da música em Jacareí a partir dos sujeitos, seus saberes e fazeres da música popular jacareiense. Temas como FEMPO, Fanfarras e Banda Sinfônica são abordados, além de homenagear José Maria de Abreu, Dalva Esper e outros mestres da nossa música.
Já Entre Coleções celebra as quatro décadas do nosso Museu de Antropologia, completadas em 2020. A exposição começa a céu aberto, ocupando a Praça do Rosário, Praça Raul Chaves e Pátio dos Trilhos. As imagens no centro da cidade mostram ao público as diversas peças, e mais detalhes e histórias são contadas e representadas no interior do museu. Por fim, é possível assistir o vídeo de celebração do aniversário de 40 anos do MAV no canal do Youtube da FCJ.
Legenda: Fachada do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba