No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, motoristas de ônibus da Jacareí Transporte Urbano – JTU, vivenciaram a vida dos usuários de transporte público coletivo com mobilidade reduzida e deficiência física.
O Experimento Social faz parte da ‘2ª Virada da Mobilidade’ e aconteceu nesta sexta-feira (21), às 9h, dentro do ônibus da empresa que circulou pelo centro da cidade. A ação foi acompanhada por profissionais das secretarias de Mobilidade Urbana e Saúde, além de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O agente social da Diretoria de Acessibilidade, Admilson Floriano, explica que a finalidade da vivência foi levar a questão da acessibilidade para a vida dos condutores e cobradores de ônibus. “O principal objetivo da ação é fazer com que eles vivenciem a mesma situação das pessoas idosas ou com deficiência física no dia a dia, como usuários do transporte coletivo”, comenta.
Para José Viana Junior, cobrador há 5 anos, subir e descer do ônibus com a mobilidade reduzida e na cadeira de rodas foi bem difícil. “Nós cobradores e motoristas e também os passageiros, precisamos ter bastante paciência e cuidado com os idosos e portadores de deficiência física. Senti dificuldades ao subir com as pernas e braços mobilizados e insegurança na cadeira de rodas”, completa o cobrador de ônibus.
A ‘2ª Virada da Mobilidade’ segue até a próxima terça-feira (25), e faz parte da ‘Semana Nacional de Trânsito’ com o propósito de promover alternativas de locomoção sustentáveis e inteligentes em concentrações urbanas.
Confira aqui a programação completa da ‘2ª Virada da Mobilidade’, de Jacareí.
(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Cristina Reis/PMJ)