MELHOR EM CASA
OBJETIVO
Atuar na Rede de Atenção à Saúde (RAS) de forma substitutiva e/ou complementar, por meio de um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde no domicílio, garantindo a continuidade dos cuidados.
PÚBLICO ALVO
Indicado para pessoas que apresentam necessidade de cuidados em saúde e tenham dificuldades para buscar atendimento fora do domicílio ou, ainda, para pessoas que estejam em situações nas quais a Atenção Domiciliar é a mais indicada para seu tratamento. Visa prioritariamente atender condições agudas ou crônicas agudizadas de maneira transitória, bem como pacientes complexos e com doenças progressivas que dependem de cuidados multiprofissionais com frequência.
INDICADORES
Os indicadores utilizados para monitoramento deste programa são:
- Taxa de desospitalização.
- Taxa de alta.
POLÍTICA NORTEADORA
As ações deste programa são fundamentadas nas seguintes políticas norteadoras:
- Portaria N° 825, de 25 Abril de 2016, que redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde e atualiza as equipes habilitadas. Consolidada pela Portaria de Consolidação N° 05, de 28 de Setembro de 2017. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22685962/do1-2016-04-26-portaria-n-825-de-25-de-abril-de-2016-22685827
- Resolução da ANVISA nº 11, de 26 de janeiro de 2006, que dispõe sobre o regulamento técnico de funcionamento de serviços que prestam atenção domiciliar. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2006/res0011_26_01_2006.html
EQUIPE DE PROFISSIONAIS
A equipe da Secretaria de Saúde que participa deste programa é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogas.
VISÃO INTERSETORIAL
Para realizar o Programa Melhor em Casa é necessária a participação intersetorial dos seguintes atores com as respectivas atribuições:
Secretaria de Saúde: gerenciamento e operacionalização do programa.
Secretaria de Educação: realização de educação domiciliar.
Secretaria de Assistência Social: apoio aos usuários, conforme as diferentes demandas.
Rede Hospitalar: oferta de serviços de retaguarda.
Organizações da Sociedade Civil (OSCs): oferta de serviços aos usuários, conforme as diferentes demandas.
Fundação Cultural: ações de sensibilização para os cuidadores.
LOCALIDADE:
Av: Senador Joaquim Miguel M. De Siqueira, 75 – Centro piso superior. Jacareí/SP.
ODS
O Programa Melhor em Casa contribui para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), visto que a Educação e a Comunicação permeiam a construção e disseminação de todos os ODS.
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Este Programa atende à Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pois permeia os temas transversais: Determinantes Sociais de Saúde, Equidade e Respeito à Diversidade, Produção de Saúde, Ambientes e Territórios Saudáveis e Cuidado, Cultura da paz e Direitos Humanos, além dos Eixos de Territorialização, Articulação e Cooperação Intersetorial e Intrasetorial e Rede de Atenção à Saúde.