Quem quiser saber se o bairro receberá em março os serviços de Coleta de Resíduos, Cata-treco, Varrição de ruas e Capina é só entrar no site da prefeitura e conferir o calendário que a Secretaria de Meio Ambiente está lançando nesta quarta-feira (28). A população terá acesso todos os meses às informações dos locais, dias da semana, horários e endereços dos LEVs (Locais de Entrega Voluntária).
A Diretoria de Limpeza Pública da Secretaria de Meio Ambiente informa que a Coleta Seletiva é o recolhimento de resíduos secos como papéis, plásticos, metais e vidros, que são deixados na porta das casas e retirados por caminhões.
São fontes de renda para 40 catadores da Cooperativa Recicla Jacareí, que o município mantém convênio. Todo material reciclável coletado no município é encaminhado para a Cooperativa. Esses produtos passam por triagem e são vendidos para as empresas que reciclam ou são encaminhados para as recicladoras.
Para que os cooperados possam continuar a usufruir desta renda, a Secretaria de Meio Ambiente pede que os munícipes separem os resíduos secos dos úmidos (restos de comida, frutas, papel molhado) e coloquem nos dias corretos da Coleta Seletiva, que não são os mesmos da Coleta de Resíduo Úmido (domiciliares), e podem ser consultados nesta página no site da prefeitura. A administração municipal vem trabalhando na melhoria de projetos já existentes, buscando incentivar e ampliar os serviços. Dos 156 bairros da cidade, 77 recebem a coleta seletiva.
Já o Cata-Treco é itinerante. O caminhão recolhe basicamente os mesmos produtos dos LEVs, porém se desloca até os bairros da cidade sempre aos sábados de manhã. Os LEVs são locais fixos de entrega voluntária em que podem ser levados óleo de cozinha, pilhas, lâmpadas, materiais de construção até um metro cúbico, móveis em desuso, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e sucatas em geral. São nove LEVs distribuídos pelas regiões da cidade, que também pode ser consultados nesta página no site da prefeitura.
(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Divulgação)