A Secretaria de Meio Ambiente divulga os bairros que recebem a coleta seletiva (resíduos secos) no município, lembrando que a coleta é fixa, tanto a seletiva quanto a domiciliar, sem alterações. A seletiva é uma vez por semana, a domiciliar é diária nas áreas centrais e três vezes por semana nos bairros.
Confira os próximos dias:
Quinta-feira – Cidade Salvador, Jd. Leonídia, Jd. Paraíba, Jd. Pereira do Amparo, Jd. Pitoresco, Jd. Santa Marina, Jd. São José, Jd. Vila Real, Secretaria da Educação, Vila Emída Costa, Vila N. S. de Lourdes, Vila São José.
Sexta-feira – Chácara Marília, Conj. Res. Brasília, Estacionamento Breda, Jd. Boa Vista 1 e 2, Jd. Esper, Jd. Guarani, Jd. São Gabriel, Nutre Gold, Pq. Califórnia, São Silvestre, Secretaria da Educação, Vila Garcia, Vila Pinheiro, Vila São João, Vila São Simão.
Sábado – Jd. América, Jd. Didinha, Jd. Panorama, Jd. São Luís, Secretaria da Educação, Vista Verde.
Quem quiser saber o dia que a coleta de resíduos úmidos (domiciliares) e secos (recicláveis) passa em seu bairro é só entrar no site da prefeitura (cidadão-Calendário de Serviços de Meio Ambiente) e conferir o calendário de serviços da Secretaria de Meio Ambiente.
A Diretoria de Limpeza Pública da Secretaria de Meio Ambiente informa que a Coleta Seletiva é o recolhimento de resíduos secos como papéis, plásticos, metais e vidros, que são deixados na porta das casas e retirados por caminhões.
São fontes de renda para 40 catadores da Cooperativa Recicla Jacareí, que o município mantém convênio. Todo material reciclável coletado no município é encaminhado para a Cooperativa. Esses produtos passam por triagem e são vendidos para as empresas que reciclam ou são encaminhados para as recicladoras.
Para que os cooperados possam continuar a usufruir desta renda, a Secretaria de Meio Ambiente pede que os munícipes separem os resíduos secos dos úmidos (restos de comida, frutas, papel molhado) e coloquem nos dias corretos da Coleta Seletiva, que não são os mesmos da Coleta de Resíduo Úmido (domiciliares), e podem ser consultados no site da prefeitura.
A administração municipal vem trabalhando na melhoria de projetos já existentes, buscando incentivar e ampliar os serviços. Dos 156 bairros da cidade, 77 recebem a coleta seletiva. Os bairros que ainda não estão contemplados com a coleta seletiva, podem separar seus materiais recicláveis e levá-los em um dos nove LEVs – Locais de Entrega Voluntária, em funcionamento no munícipio.
(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)