Material reciclável é fonte de renda de 41 famílias de Jacareí

Escutar áudio do texto

O material reciclável do município é fonte de sobrevivência de 41 famílias da Cooperativa de Catadores Recicla Jacareí, que mantém convênio com o município. Para que estas pessoas possam continuar a usufruir desta renda, a Secretaria de Meio Ambiente pede para que os munícipes separem os resíduos secos (papéis secos, plásticos, vidros, metais, entre outros) dos resíduos úmidos (restos de comida, frutas, papel molhado) e coloquem nos dias corretos da Coleta Seletiva, que não são os mesmos da Coleta de Resíduo Úmido (orgânico). Os moradores dos bairros que ainda não são contemplados com a coleta seletiva, podem levar os materiais recicláveis nos nove LEVs da cidade.
Nesta sexta-feira (29) a Coleta Seletiva estará nos seguintes locais: Chácara Marília, Conjunto Residencial Brasília, Jardim Boa Vista 1 e 2, Jardim Esper, Jardim Guarani, Jardim São Gabriel, Nutre Gold, Parque Califórnia, São Silvestre, Secretaria de Educação, Vila Garcia, Vila Pinheiro, Vila São João e Vila São Simão.
Confira os dias e locais da coleta seletiva (resíduo seco) e do resíduo úmido (orgânico) no site da prefeitura www.jacarei.sp.gov.br.
A administração municipal vem trabalhando na melhoria de projetos já existentes, buscando incentivar e ampliar os serviços.
Dos 156 bairros da cidade, 77 recebem a coleta seletiva. A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Limpeza Pública, pretende ainda nesta gestão, contemplar toda a cidade com a coleta seletiva. Todos os materiais recolhidos na Coleta Seletiva, no Cata-Treco e nos LEVs (Locais de Entrega Voluntária) que são recicláveis, são levados para a Cooperativa, que após passarem pela triagem, são vendidos para as empresas recicladoras, proporcionando renda a todos os seus cooperados.
(Marta Fernandes/PMJ- Fotos: Arquivo/PMJ)