Maria Augusta Ribeiro Daher

Maria Augusta Ribeiro do Prado nasceu em Paraibuna no dia 3 de abril de 1923. Seus pais eram João Batista Ribeiro do Prado e Ana Isabel da Conceição Ribeiro do Prado, que tiveram, além de Maria Augusta, outros sete filhos: Malvina, Maria do Carmo, Maria das Dores, Benedito, Jandira (Didi), Danilo e Dulce. 
Aos 19 anos, Maria Augusta casou-se com Alfredo Daher e teve quatro filhos: Mario Ney, Paulo Afonso, José Ivens e Isa Maria. Em Dezembro de 1949, o casal mudou-se para Jacareí, fixando residência à Rua Dr. Lúcio Malta, onde nasceu seu quinto filho, Regis Guaracy.
Apesar de sua escolaridade se resumir ao antigo Curso Primário, ajudou a edificar uma família de educadores. Alfredo foi professor primário, professor de Artes Industriais, diretor escolar na EE “Barão de Jacareí “, na EE “Dr. Pompilio Mercadante” e supervisor de ensino. Mario Ney, o primogênito dos filhos, foi professor de Ciências, no CENE Silva Prado; Paulo Afonso, professor de Francês, no CENE Silva Prado e diretor da EE Professor Francisco Feliciano Ferreira da Silva (Verdinho); José Ivens, engenheiro, foi professor de Matemática, no Instituto de Educação Monteiro Lobato, em Taubaté; Isa Maria, professora de Português, no CENE Silva Prado e Regis, o caçula, professor de Desenho e Artes, antes de se tornar frei franciscano. A esposa de Mario Ney, Celma, foi professora e diretora na Escola Verano Câmara, diretora na EE “Prof.a Adélia Monteiro” e Supervisora de Ensino; Zuleide, esposa do Paulo Afonso, foi professora na EE “João Feliciano” e no CENE “Silva Prado”; Lia, esposa do José Ivens, foi professora de Português e Francês, na Escola Estadual “Ministro José de Moura Resende”, em Caçapava. 

Assim, mesmo sem possuir escolaridade acadêmica, Maria Augusta Ribeiro Daher desempenhou um papel fundamental em sua família, incentivando-a e inspirando-a a seguir sua vocação para a educação, com atuação marcante e predominante em Jacareí.

Maria Augusta faleceu em fevereiro de 1971, com 47 anos.