A alegria e a ansiedade da criançada em ganhar um novo livro, animaram o último final de semana (dias 18, 19 e 20), durante a movimentação da FLIJ 2024 – Feira Literária de Jacareí. A programação dos três dias do evento contou com um público de mais de 50 mil pessoas, que compareceu na Biblioteca Municipal Macedo Soares e no Parque dos Eucaliptos, mesmo com a chuva de sábado (19) e domingo (20).
Em um balanço da Secretaria Municipal de Educação, que promoveu a feira, além dos 11.149 cheques-livros, 540 alunos estiveram acompanhados dos seus professores na sexta-feira (18). Durante o final de semana, as crianças e seus familiares lotaram os dois espaços, que contaram com o trabalho de 100 profissionais da Secretaria de Educação.
Foram 10 apresentações no palco diariamente, com um público de aproximadamente 30 pessoas em cada uma. Teve ainda a Banda Sinfônica Juvenil de Jacareí no palco principal, no Parque dos Eucaliptos. Outras atividades da feira: 13 stands, 13 expositores de livros, contações de histórias por talentos da rede, Oficina Mente + Ativa, Educação para o Trânsito, Tenda Ler No Ninho, Carrossel Literário, Livrarias da Secretaria de Educação, Educador Móvel do SAAE, Exposição e Vendas de Livros, Educação Alimentar e Nutricional, Lec@ Itinerante, Educação Ambiental em Foco e Exposição de HQ.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, “Jacareí realiza a Feira Literária desde 2018, como incentivo ao hábito da leitura e estímulo da paixão pelos livros. Porque quem lê, desenvolve várias competências. A aprendizagem fica mais significativa”, destacou.
Foram distribuídos este ano, 24 mil livros de literatura infantil, dos melhores autores, para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino. Em todas as edições, já foram totalizados 176 mil livros de literatura infantil. “Resultado de muito trabalho, de muitas pessoas, e de uma equipe comprometida com a educação pública gratuita e de qualidade”, afirmou a secretária.
Na semana que antecede a feira, a Secretaria Municipal de Educação realiza uma Mini-FLIJ/2024 descentralizada, nas próprias creches, em que os pais dos bebês e as crianças de dois e 3 anos escolhem os livros. Mais de 4 mil crianças nesta faixa etária também recebem seus títulos.
Legenda: FLIJ 2024 reúne público de mais de 50 mil pessoas, na Biblioteca Municipal e no Parque dos Eucaliptos