LUIZ CARLOS MAIOLA COVRE

Professor de Educação Física, concursado na rede estadual, Luiz Carlos Maiola Covre lecionou no CENE Silva Prado e nas escolas Hermínia Silva de Mesquita (Vila Pinheiro) e Silvio Silveira Mello Filho (Santa Maria).

No entanto, direcionou-se para a política em função de seu prestígio e visão administrativa. Aos 25 anos, foi eleito vereador em sua primeira tentativa. Sua atuação na Câmara Municipal de Jacareí, sempre voltada às necessidades da população, fez com que Maiola recebesse o convite para assumir a subprefeitura de São Silvestre, cargo exercido de 1983 a 1989.

Até hoje, Maiola é lembrado e reverenciado pelos antigos moradores, em razão das conquistas obtidas para a comunidade. Ele conseguiu para o Distrito de São Silvestre a instalação dos postos dos Correios e do Banespa (Banco do Estado de São Paulo), serviços mais que necessários na época; viabilizou a emissão de Carteira Profissional, promoveu calçamento comunitário de várias ruas, consolidou a expansão da rede de água, facilitou o acesso ao uso da ambulância e concedeu apoio e estrutura para diversas atividades festivas e de esportes.

No último ano como subprefeito, disputou novamente a eleição para ocupar uma cadeira no Legislativo. Perdeu a oportunidade de reeleger-se no pleito seguinte, quatro anos depois. Não quis mais retornar à vida pública. Passou a exercer somente a carreira de professor e a executar trabalhos incessantes em movimentos religiosos católicos. Aposentou-se em 2006.

Com a saúde abalada, teve complicações que o obrigaram a ficar dependente de cadeira de rodas. Faleceu em 2017, cercado do carinho e cuidados de Tânia Maria Toledo Covre, esposa e namorada desde os tempos de juventude, e das três filhas Mara Carla, Karla Cristina e Ana Paula. A cidade de Jacareí e o distrito de São Silvestre serão sempre gratos a Maiola, que foi um exemplo de homem público, modelo de cidadão, pai de família e liderança cristã.