Depois de quatro anos fora do circuito, Jacareí voltará a sediar uma etapa do Campeonato Paulista de Bicicross. A segunda etapa da competição será disputada no próximo final de semana na pista “Luciano Bruni”, que passou por uma ampla reforma. A última vez que houve uma etapa do Paulista na cidade foi em 2011.
São esperados em torno de 400 pilotos de várias idades e ambos os sexos, divididos em várias categorias, vindos não só de cidades do estado de São Paulo, mas também de outros estados, como Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e Bahia.
Segundo o técnico do Jacareí Bicicross Clube, Pedro Andrade, dentre os pilotos da equipe que estão na disputa os destaques são Natália de Paula, da categoria Júnior Woman; Edmilson Gomes, da Cruiser 35/39 anos e João Ferreira Silva, da Cruiser até 16 anos. Todos eles venceram a primeira etapa, disputada em Paulínia, no início desse mês.
Os treinos oficiais serão no sábado (2), a partir das 14h30 e no domingo (3), a partir das 8h. O desfile e a solenidade de abertura estão marcados para as 10h e a competição começará às 11h do domingo. A pista “Luciano Bruni” fica na avenida Pedra Santa, 300, ao lado do EducaMais Parque Santo Antônio e a entrada para assistir aos treinos e aos “pegas” é sempre gratuita.
Reforma – A pista de Bicicross “Luciano Bruni” passou por obras de contenção e ampla reforma, conduzida pela Administração Municipal em parceria com o Jacareí Bicicross Clube.
Muitos pilotos da equipe se organizaram e se revezaram em um mutirão para ajudar na reforma. Um deles, Jhonatan Henrique Silva, além de participar do mutirão refez o projeto do circuito, voluntariamente. “Diante da necessidade, tomamos a iniciativa e arregaçamos as mangas, porque somos pilotos e sentimos a falta da pista para praticar”, disse.
Além da reforma estrutural no subsolo a pista recebeu ainda novos obstáculos, massa asfáltica em alguns trechos de curvas e de transição, novo gate de largada, teve a grade lateral trocada e toda a estrutura física da parte administrativa pintada. Os banheiros também foram reformados.
O presidente do Clube, Max William Thadeu de Oliveira, disse que o resultado é do esforço e comprometimento de todos. “Temos que agradecer a todos, incluindo a comunidade do bairro Parque Santo Antônio, a família Jacareí Bicicross Clube e a Secretaria de Esportes e Recreação”, disse. “É importante termos nossa pista novamente em ordem para voltarmos com a nossa escolinha de base, que nos permite descobrir novos talentos e incentivar a prática de esporte entre as crianças”, completou Max William, lembrando que Jacareí sempre foi referência no bicicross paulista e nacional, desde o surgimento dessa modalidade no Brasil, no início dos anos 80. Atualmente o Jacareí Bicicross Clube possui 35 pilotos federados.
O Jacareí Bicicross Clube é conveniado à Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Jacareí e alguns pilotos da equipe são beneficiados individualmente pelo Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional). A equipe tem ainda patrocínio da Carbonic, Padaria Chuva de Prata, Açougue Vem que Tem/PSA, Zanone Depósito L.A., Valfaz Funilaria e Pintura, Silicotex, Nishi Frutas, JP Bebidas e Lojas MobyCiclo. O clube comemora nessa temporada 36 anos de participação no campeonato estadual.
(Renato Isique/PMJ)