Na contramão do panorama visto em diversos municípios do estado de São Paulo, Jacareí vem se consolidando como referência quando o assunto é prevenção aos casos de dengue.
Dos mais de 45 mil casos que o Estado registrou de janeiro até a primeira quinzena de maio, apenas 32 deles foram em Jacareí, sendo que nenhum ocasionou em óbito. Este número é muito inferior a cidades próximas, como 217 casos em São José dos Campos, 123 em Lorena ou 1.147 em Caraguatatuba.
Para o diretor de Vigilância à Saúde, Ricardo Buchaul, a palavra de ordem é ‘controle’. “A estratégia adotada pelo Estado é equivocada, um paradigma errado. Enquanto tivemos em 2015 epidemia devido a ações equivocadas, em 2017 tomamos as rédeas e montamos nossas próprias ações, o resultado é este que se apresenta”, explicou.
Outra grande ação proposta pela diretoria foram visitas a imóveis e obras, avaliações periódicas de densidade larvária, controle de criadouro, controle químico e infestação de vetores em território, traçando e identificando áreas prioritárias para atuação.
Além disso, a Diretoria de Vigilância à Saúde tem promovido ações descentralizadas, por meio da distribuição de agentes de combate às endemias em Unidades de Saúde, de forma a territorializar o atendimento.