Nesta quinta-feira (23), Jacareí estará sediando o 7º Seminário do Vale de Educação Ambiental), das 9h às 17h, no NEA (Núcleo de Educação Ambiental) dentro do Viveiro Municipal “Seu Moura”, localizado na Estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande.
Vários municípios estarão participando e apresentarão suas propostas. O evento é organizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí e empresa Fibria. Quem lidera é a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social.
Para o município, é importante sediar este evento, “porque mostra que Jacareí está participando das ações, está ativa no Comitê de Bacias, e vai receber todas as cidades”, destaca a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Graciela Oliveira.
Na programação, alguns municípios como Guararema, Guaratinguetá e Jacareí estarão apresentando suas experiências em educação ambiental. “Outros locais participam do evento, porque que já existe um movimento de integração. Até porque o Comitê de Bacias Hidrográficas fez um plano de educação ambiental que inclui ações de todos os municípios que compõe este comitê. Vamos mostrar o que estamos fazendo em educação ambiental, além de sediar um evento que é de âmbito regional”, falou a gerente.
Confira a programação do Seminário:
9h – Abertura Solene
9h30 – Ações de Educação Ambiental de Jacareí
10h – Mesa redonda com o tema “Educação Ambiental no dia a dia”
10h50 – Coffee break
11h10 – Projeto Horta e Jardim Sustentável – EMEF Antônio da Cruz Payão – Guaratinguetá
11h40 – Visita às exposições
12h – Almoço
13h30 – Atividade em grupo – Dança Circular
14h – Apresentação PAMGEA – Programa Municipal de Guararema para a Educação Ambiental
14h30 – Metodologias para Educação Ambiental com Samuel Protetti – Consultor da Fibria, graduado em Engenharia Ambiental, pós-graduado em Educação Ambiental e com MBA Executivo em Administração de Empresas, com ênfase em Recursos Humanos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.
15h – Coffee break
15h15 – Apresentação Projeto Ong Eco Vital
15h45 – Ondalva Serrano – Sócia-fundadora e Conselheira do Instituto Auá
16h45 – Preenchimento das fichas de Avaliação
(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)