Nesta terça-feira (8), Jacareí recebeu a visita internacional do médico Eduardo Hernández, líder nas questões de prevenção ao abuso de drogas e álcool, para celebrar o início do projeto de Coalizões Comunitárias para combate e prevenção às drogas e ao uso de álcool entre crianças e adolescentes na cidade.
Jacareí foi um dos municípios escolhidos no Brasil para receber capacitação e assessoria pela ONG internacional Coalizações Comunitárias Antidrogas da América (CADCA), sediada em Virgínia (EUA), para implantação no combate e prevenção às drogas e álcool.
Eduardo Hernandez é vice-presidente da ONG Coalizões Comunitárias e um dos principais disseminadores da metodologia no mundo. As Coalizões Comunitárias utilizam múltiplas estratégias, unindo esforços de diferentes segmentos sociais para a modificação de regras, atitudes, comportamentos, sistemas e o ambiente nas comunidades com foco no combate e prevenção às drogas e ao uso abusivo de álcool entre crianças e adolescentes.
“A coalizão comunitária é muito importante, é a resposta da comunidade frente à problemática das drogas. Um veículo que permite que a sociedade civil e o poder público unam forças para utilizar estratégias nesse combate”, explica Hernandez.
Durante o encontro, foi composto um grupo de trabalho com membros da secretaria de Educação, Assistência Social e Saúde, que participarão do Treinamento de Líderes (TOL), promovido pelo CADCA, com foco na condução dos trabalhos na cidade.
Para a secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, o início do projeto representa um marco para Jacareí. “Uma cidade com a redução do índice de crianças e adolescentes afetadas pelo uso de drogas e álcool é uma responsabilidade de todos nós, juntos, que começou agora e que pretendemos entregar para a cidade no futuro”, disse a secretária.
O encontro aconteceu por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e da Associação Pró Coalização do Brasil, um braço da CADCA no nosso país.
Também participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança e Defesa do Cidadão, Esporte, Fundação Cultural, membros do Rotary e do Conselho Municipal de Segurança, líderes da Coalizão Brasil, ONGs Locais, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo.
(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Divulgação/PMJ)