A partir de segunda (8) os artesãos do município poderão fazer o cadastro. O programa inclui cursos, oficinas e oportunidades em feiras e eventos.
A Fundação Cultural de Jacarehy lança, nesta sexta-feira (5), o programa municipal de artesanato voltado ao estímulo e capacitação do setor, visando geração de renda e oportunidades em feiras e eventos.
O Programa “Artesanato Jacareí” terá várias etapas e neste momento será aberto, a partir do próximo dia 08, um cadastramento para os artesãos, artistas e mestres da cultura atuantes no município.
Por meio desse cadastro será possível conhecer o perfil e diversidade da produção artesanal no município e criar estratégias direcionadas para aperfeiçoamento e disseminação do saber fazer. O objetivo do programa é fortalecer as tradições, além de gerar identidade própria para incentivo turístico e preservação do patrimônio cultural imaterial, buscando unicidade de toda cadeia produtiva.
Os cadastrados serão chamados para participar de cursos, oficinas e também receberão toda orientação para formalização profissional e gestão de seu negócio.
“O lançamento do Programa Municipal de Artesanato ‘Artesanato Jacareí’ visa não apenas estimular e capacitar nossos artesãos locais, mas também fortalecer as tradições culturais e impulsionar a economia da nossa cidade.”
Quem pode e como se cadastrar?
- Todos os artesãos, atuantes e residentes em Jacareí.
- O Cadastramento poderá ser feito de forma virtual, através do preenchimento do link (https://forms.gle/2mZQ8vp1HWJ6VWsT7) ou de forma presencial na Diretoria de Cultura da Fundação Cultural de segunda a sexta das 09h às 14h,
- Mais informações podem ser obtidas através do telefone 1239510710 ou email [email protected]
O preenchimento do cadastro poderá ser feito até o dia 19 de junho.
O Artesanato na Cidade
Jacareí, orgulhosamente, traz consigo uma tradição rica e vibrante no campo do artesanato, destacando-se pela notável modelagem do barro com as habilidades do saber fazer das “Paulistinhas”. Esta arte única, transmitida através de gerações, enraíza-se na habilidade e paixão dos artesãos locais, notavelmente exemplificada pelo Mestre Artesão Geraldo Magela.
A tradição do saber fazer do bolinho caipira também desempenha um papel fundamental na identidade jacareiense, incorporando os sabores e técnicas autênticas que refletem a história e a cultura local. Este legado gastronômico não apenas delicia paladares, mas também fortalece os laços comunitários, preservando a autenticidade das tradições culinárias.
Além de sua riqueza cultural, o artesanato em Jacareí desempenha um papel vital na economia local. Os produtos artesanais não só carregam consigo a herança cultural, mas também se tornam fontes de sustento para muitos artesãos, impulsionando a importância econômica do setor.
O programa de artesanato é concebido não apenas para preservar e promover as tradições jacareienses, mas também para catalisar o desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando um cenário propício para os artesãos prosperarem. Ao fundir a tradição da modelagem do barro, o saber fazer do bolinho caipira e a inovação contemporânea, buscamos criar uma identidade única que celebre a autenticidade, inspire o talento local e fortaleça os laços com a comunidade jacareiense.
Mais informações sobre a inscrição e atividade nos canais Oficiais da Fundação Cultural de Jacarehy, no site: cultural.com.br e @culturajacarei_ .
LEIA MAIS
- Sessão de cinema adaptada para pessoas com Autismo (TEA) é atração nesta quinta
- Primeira edição do TEDxJacareí é grande sucesso, com lotação máxima na Sala Mário Lago
- Documentário Webséries: Trajetórias Mulheres, Ofícios e Vidas
- Via “Reinventa o olhar sobre o espaço urbano por meio da arte e da poesia”
- Projeto Relicário Vivo