Jacareí forma nova turma de Cuidadores de Idosos

Jacareí tem mais de 40 mil pessoas com mais de 60 anos, o que representa em torno de 17% do total de habitantes. Visando capacitar pessoas que possam contribuir com a qualidade de vida da população nessa faixa etária, a Prefeitura de Jacareí, por meio do Comitê Cidade Saudável e do Programa 60+ Saudável, implementou de forma gratuita a Formação de Cuidador de Idosos.

A iniciativa, em parceria com a Faculdade Anhanguera, formou a segunda turma na sexta-feira (10). O primeiro curso ocorreu em outubro de 2023. A coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera, Patrícia Facina Brandão, revelou que a ideia é formar três turmas por ano, sendo cada turma com capacidade de atender até 20 alunos.

A vice-prefeita Rosana Gravena ressaltou que a Formação de Cuidadores de Idoso faz parte do programa 60+ Saudável e tem como objetivo fortalecer as ações voltadas à qualidade de vida das pessoas idosas. “Antes, não havia políticas públicas intersetoriais para a população 60+”, pontuou.

A vice-prefeita destacou ainda que o curso, também, é uma oportunidade de trabalho. “Muitas vezes, a pessoa exerce o voluntariado como cuidador, mas pode ser uma possibilidade de trabalho com renda. Por isso, a formação é importante, para que a pessoa possa obter conhecimentos técnicos suficientes para desempenhar bem o papel de cuidador”, comentou.

Durante o curso foram abordados temas como direitos dos idosos, direitos trabalhistas, ética profissional, atenção domiciliar, processo de morte e de luto, e cuidados com o próprio cuidador, entre outros.

Oportunidade

Assim que ficou sabendo das vagas para o curso de Formação de Cuidador de Idosos, a jovem Nayara Basílio da Silva, 21 anos, aproveitou a oportunidade e se matriculou. “Não estou trabalhando no momento e achei que era uma chance de obter novos conhecimentos e também de uma oportunidade de trabalho futuro”.

A dona de casa, Esdra Ortega Isbaex, 56 anos, já realiza trabalho voluntário para auxiliar pessoas idosas e também aproveitou para se capacitar. “O curso foi muito importante, porque agora me sinto qualificada para atuar como cuidadora. Aprendi muita coisa que eu desconhecia”, disse.

Legenda: Formatura do Curso de Cuidador de Idoso