As tradicionais marchinhas ditam o ritmo do Carnaval de Jacareí este ano, que traz o slogan “Carnaval da Alegria: leve sua família para a folia”.
A programação repete o formato do ano passado, com a animação de blocos carnavalescos os bairros e pontos da região central ao som de marchinhas. São oito blocos, além de matinês e bailes durante os seis dias de folia.
A programação começa no dia 4 com a Noite de Marchinhas no Centro de Convivência do Idoso Viva Vida. E no dia 5, o Bloco Zé Maria na Folia sai às 19h do Jardim Liberdade “arrastando” aos foliões até o Parque da Cidade. A programação segue com a participação de outros blocos carnavalescos, matinês e bailes até a terça-feira de Carnaval (9 de fevereiro).
Segundo a presidente, o objetivo é adequar o Carnaval à realidade econômica, de forma a garantir diversão para a grande maioria da população, e a um custo bem menor do que a estrutura necessária ao desfile das escolas de samba.
“Vamos manter o formato de 2015 que resgata o Carnaval popular, a folia na rua, que fez muito sucesso entre a população”, comenta a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, Sonia Ferraz. “Não teremos os desfiles de escolas de samba, mas teremos opções de folia em vários pontos da cidade para a população se divertir no Carnaval de Jacareí, que tem atraído inclusive a participação de muitas famílias”, completa.
Toda a programação contará com apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e brigadista, para que todas as famílias participem com segurança”, reforça a presidente.
Prevenção na folia – Na terça-feira de Carnaval (9), das 15h às 17h, a Prefeitura promove um “desfile” do projeto Arte Preventiva, vinculado ao Programa Municipal de Doenças Sexualmente
Transmissíveis DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde.
Intitulado “Carnaval Campeão, só em Ritmo de Prevenção”, o animado projeto aproveita o clima de folia para chamar a atenção das pessoas para a prevenção desses tipos de doenças.
Durante o trajeto, que começa no Jardim Liberdade e segue até o Parque da Cidade, o projeto Arte Preventiva apresenta performances com atores da Cia Paulista de Arte. As músicas têm foco na prevenção e são inspiradas em famosas marchinhas carnavalescas.